Uma despedida de solteiro em Ibiza costuma ser sinónimo de festas e diversão, mas para Simão Silva (31 anos) e Flávio Duarte (34), foi uma oportunidade para sonhar com um novo projeto. Em plena pandemia, com as discotecas fechadas, a dupla aproveitou a tranquilidade da ilha para refletir e, ao regressar a Guimarães, já tinha um plano nas mãos: abrir um espaço de brunch.
O primeiro Benedito nasceu em 2022 na cidade minhota e, no ano seguinte, expandiu-se para Barcelos. Este ano, os empreendedores decidiram arriscar num conceito diferente e, esta sexta-feira, 6 de dezembro, abriram as portas do Crush Burgers.
A ideia nasceu das experiências internacionais da dupla. Depois de terminarem a licenciatura em Gestão na Universidade do Minho, seguiram caminhos distintos. Flávio dedicou-se à logística na Áustria, enquanto Simão apostou na gestão hoteleira, que o levou a Copenhaga, Paris, Amesterdão e Barcelona. Durante uma fase de lay-off em Paris, Simão percebeu que era o momento de investir num projeto próprio.
“Durante uma despedida de solteiro em Ibiza, reencontrei-me com o Flávio, que já não via desde a licenciatura. Com as discotecas fechadas, tivemos tempo para refletir sobre a ideia de ter um projeto”, recorda Simão à NiT.
Em 2022, abriram o Benedito, um espaço de brunch dinâmico e relaxado. No entanto, em 2024, perceberam que a marca não seria facilmente escalável para um terceiro espaço e decidiram apostar em algo novo. “O Flávio é louco por hambúrgueres, e eu sempre gostei de street food. Foi uma escolha óbvia”, afirma.
Em janeiro viajaram até à Dinamarca para explorar referências de mercado. “Levámos o chef do Benedito e experimentámos hambúrgueres em Copenhaga, incluindo os do Gasoline Grill, conhecido por ter um dos melhores hambúrgueres do mundo. Inspirámo-nos em espaços que se focam num único produto e decidimos seguir essa ideia.”
O Crush Burgers, que inaugura esta sexta-feira, apresenta um menu minimalista: um smash burger clássico (8,50€), com dois hambúrgueres de novilho, queijo cheddar, pickles e cebola; outro com molho especial (9,50€); e uma opção de frango (8€). Todos os produtos são locais e sazonais, para garantir qualidade a preços acessíveis. O menu pode ser complementado com batatas fritas e uma bebida por mais 3€.
O espaço, com 26 lugares, segue a linha minimalista do menu. O ambiente futurista dos néons cor-de-rosa contrasta com um toque descontraído, através de fotografias divertidas e graffitis feitos pelos funcionários. A Mona Lisa a comer um hambúrguer é uma das imagens em destaque, enquanto o som de hip-hop embala as refeições.
A abertura oficial acontece às 19 horas, e os primeiros 100 clientes terão direito a um hambúrguer grátis.