restaurantes

Curae: a loja de plantas lisboeta agora também é um restaurante saudável

Abram alas para um novo conceito de restauração com brunch. As sugestões são plant-based, sem glúten e keto.
O menu de brunch custa 20€.

Este verão, no número 10 da Travessa da Tapada, em Lisboa, nasceu uma loja de plantas. A partir deste fim de semana, a Curae deixa de ser apenas um espaço para comprar vasos, flores secas ou jardins suspensos. Vai ganhar um restaurante e uma cafetaria. A inauguração acontece com um brunch saudável marcado para este sábado, 30 de outubro.

“Em Lisboa, não existia ainda uma plant-based shop e café num só local. O espaço continuará a ser pensado tanto para pessoas como para animais, com bebedouros e comedouros, camas e um menu que inclui opções para patudos. Servimos um conceito de plant-based food que convida a respeitar o corpo, a ouvir aquilo que precisa e a perceber como se sente após uma refeição”, explica à NiT Sofia Eiras Antunes, 24 anos, a responsável pela Curae.

Desde que o projeto abriu em Lisboa, a loja já detinha dois espaços. Nos últimos meses só um é que foi usado e apenas como loja. A partir de sábado, os dois passam a receber clientes que não pretendem apenas comprar plantas. A Curae tem 40 lugares no interior e mais seis na esplanada. Ainda assim, haverá uma zona dentro do restaurante mais dedicada às flores e acessórios.

As plantas dão-nos tanto, não só na decoração dos nossos espaços, mas também sob a forma de energia quando as saboreamos. Acreditamos que esta forma de alimentar é uma forma de estilo de vida que vai ao encontro do nosso conceito: de cuidarmos de nós, de dentro, para fora.”

Além de plant-based, o menu do restaurante da Curae vai juntar várias propostas sem glúten e keto, baseado numa dieta cetogênica, com poucos hidratos de carbono. Vão ter pratos fixos, sim, mas também sugestões que vão mudar todos os dias.

A Curae Bowl é preparada com manga, abacate, banana, limão e leite de soja.

A Curae Bowl, com manga, abacate, banana, limão e leite de soja; a Twist Toasty, uma tosta de pão caseiro com creme de tofu, alho e manjericão e cenoura com alga nori; e o Comfy Muffin, preparado com farinha de espelta, linhaça, tofu fumado, tomate seco, azeitonas, cenoura, alho francês, pimento vermelho e salsa, serão algumas das sugestões diárias.

“Queremos trazer novos sabores e brincar com texturas. Por exemplo, mostrar como um típico bagel de queijo creme e salmão fumado se pode transformar numa tosta de creme de tofu e cenoura fumada.”

O brunch poderá ser pedido todos os sábados. Para a estreia deste fim de semana, terá de fazer reserva obrigatória até quinta-feira, dia 28. Haverá dois turnos no serviço: um às 10 horas; e outro às 13 horas. O menu custa 20€ por pessoa. Inclui: crackers de cenoura e caril; pão caseiro; húmus de beterraba e pasta verde de tremoços; rolinhos de courgette com pasta de tofu e hortelã; iogurte caseiro com granola de cacau salgado e banana grelhada; panquecas de trigo sarraceno com amêndoas, puré de maçã e manteiga de frutos secos; fruta da época; café ou chá Curae, uma cevada tostada com canela e limão.

Neste dia especial da abertura, os clientes vão receber uma planta e um welcome drink de oferta.

A parte de restaurante, tal como a loja, vai estar a funcionar de terça a sábado, entre as 10 e as 18 horas. A Curae vai ainda ter um serviço de take-away e entregas ao domicílio das várias sugestões do menu.

Carregue na galeria para conhecer outros novos espaços de brunch em Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Travessa da Tapada, N.º 10
    1300-552 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De terça a sexta-feira, das : 10:00
  • às: 19:00
  • Sábados e domingos, das: 10:00
  • às: 13:00
PREÇO MÉDIO
?
TIPO DE COMIDA
Saudável

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT