A NiT lançou uma votação que procurava encontrar a resposta a uma pergunta que muitos fazem: qual é a melhor cadeia de fast food em Portugal? Embora não tenhamos uma história tão antiga com esta indústria quanto os Estados Unidos da América, já há muitas décadas que o conceito está presente no nosso País.
A primeira cadeia de comida rápida chegou a Portugal em 1990, ano de abertura da Pizza Hut na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. Um ano depois, chegou o McDonald’s chegou ao CascaiShopping. Muitas marcas estrearam-se por cá precisamente em centros comerciais, como aconteceu com a KFC, que abriu um restaurante no Colombo em 1996, e o Burger King que, em 2001, inaugurou uma loja no Norteshopping.
Estas eram apenas algumas das insígnias que estavam presentes na nossa votação. A estas juntaram-se restaurantes de fast food como Little Caesars — que chegou ao nosso território a 6 de fevereiro deste ano — Domino’s, Telepizza, Papa John’s, Burger Ranch, Taco Bell, Subway e Pans & Company.
Contados 1.821 votos, a McDonald’s saiu vitoriosa, contando com 482 deles. A votação esteve bastante renhida com a Burger King (373), outra cadeia de hambúrgueres. Em último lugar ficou a Little Caesars, uma posição pouco surpreendente visto que, por enquanto, apenas têm uma loja no Barreiro.
Por outro lado, o McDonald’s “conta atualmente com 195 restaurantes no continente e ilhas, 92 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados”, conta uma fonte da empresa à NiT. “O primeiro restaurante em Portugal abriu a 23 de maio de 1991, no CascaiShopping”, acrescenta. Até ao fim do ano esperam abrir entre “seis a oito restaurantes”.
Recentemente, a empresa lançou no nosso País um hambúrguer feito com queijo da Ilha de São Miguel e presunto. O Maestro Presunto & Molho Queijo da Ilha, assim se chama, custa 8,00€. Os bestsellers da marca, porém, são os McNuggets e, em termos de menu, o Big Mac. A cadeia não revela, porém, quantas unidades são vendidas por dia no nosso País.
Carregue na galeria e descubra o ranking completo, segundo os leitores da NiT.