Restaurantes

11 restaurantes em Lisboa para saciar os desejos de leitão — sem ir à Mealhada

A maioria prepara a especialidade à moda da Bairrada, com molho de pimenta e pele super estaladiça.
Só tem de saber onde ficam.

Pele estaladiça e carne macia por dentro, depois regada com um molho especial de pimenta. O leitão está para a Mealhada como a Francesinha está para o Porto. Os locais orgulham-se do elogiado prato que já foi reconhecido como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

O leitão à Bairrada é uma iguaria típica da região centro e o segredo do sucesso deste prato está, como quase sempre é o caso, na simplicidade. Basta um pequeno leitão com meia dúzia de dias e cerca de seis quilos, levado a assar lentamente de modo a que a pele fique dourada e crocante e a carne macia.

Para que fique com esse aspeto, a tradição manda que se cubra o animal, por dentro e fora, com uma mistura feita a partir da banha com alho, louro e pimenta. Depois serve-se apenas com batata frita, uma salada e o inevitável espumante.

Encontrar uma iguaria bem preparada fora da Mealhada não é fácil. Há quem diga que para comer bom leitão tem de fazer as dezenas de quilómetros até à terra onde é o protagonista de todas as mesas. Isso não significa que por Lisboa não consiga encontrar pequenos tesouros.

A NiT foi à procura dos restaurantes da capital que servem esta iguaria como manda a tradição: bem assado, pele estaladiça e com um molho carregado de pimenta. O famoso leitão do Bota Feijão é um dos pontos de paragem obrigatórios. É assado em forno de lenha e o molho é, naturalmente, secreto e picante. O prato é o grande culpado pelas centenas de clientes que visitam o espaço semanalmente. Não se pode falar do Bota Feijão sem falar de Aníbal Pereira, que aos 68 anos continua a servir às mesas, num exercício que vem sempre acompanhado de muitas histórias.

Já na periferia da capital encontra um dos locais incontornáveis para este prato. Chama-se Dom Leitão e fica junto ao Estádio de Pina Manique. O leitão é a especialidade do restaurante e até dá nome ao espaço. É assado em forno de lenha e pode ser pedido no prato acompanhado por batata frita.

Para quem gosta da receita de Negrais, pode sempre provar o do Afonso dos Leitões. Ao contrário do da Bairrada, que é assado inteiro e no espeto, este leva um golpe ao longo das vértebras para que permaneça aberto e espalmado. O seu tempero e o modo como é preparado fazem toda a diferença no sabor, mas aqui o segredo é outro.

Carregue na galeria para conhecer a lista de 11 restaurante onde pode marcar para comer leitão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT