Nas mesas não falham os copos, os pratos, os pauzinhos e uma caixa de dominó com todas as peças a que tem direito. Já era um clássico no restaurante com o mesmo nome em Matosinhos. Agora faz também parte do espaço que acabou de abrir em Leça da Palmeira. A tasca japonesa Dominó mantém o conceito da anterior localização — que acabou por fechar este sábado, 19 de janeiro —, é maior e tem várias novidades no menu.
“No restaurante de Matosinhos quase só funcionávamos com reserva. Houve alturas em que era preciso ligar com três a quatro dias de antecedência para ter lugar”, explica à NiT Ana Afonso. Tem 52 anos e abriu em maio de 2015 o primeiro Dominó.
“Aí só conseguia sentar 24 pessoas e funcionava muito por serviço de take away. Agora tenho 70 lugares.”
A decoração do novo espaço de Leça da Palmeira, que é oficialmente inaugurado esta sexta-feira, 25 de janeiro, é muito diferente da de Matosinhos. As caixas com as peças do jogo ainda estão lá, mas as paredes e os sofás passaram a ter um tom azul — ao contrário das placas de madeira que faziam parte do anterior projeto.
“Esta foi uma necessidade natural da casa, de conseguir corresponder ao elevado número de solicitações que nos eram feitas nos últimos meses.”
Este restaurante é maior tem logo à entrada uma componente de bar — que no antigo Dominó não existia. “Pretendo que este seja um espaço onde as pessoas possam vir petiscar, mas também beber um copo antes ou depois do jantar, mesmo que não façam aqui uma refeição.”
Essa carta de petiscos, sempre dedicados à cozinha japonesa, toda nova. Houve também algumas alterações no menu, mas as sugestões de almoço mantêm-se. Tem uma opção que custa 13,50€ e que inclui 16 peças de sushi, sopa miso ou crepes, bebida e café; ou o da 16,50€, também com 16 peças, miso ou crepes, bebida, café e um temaki.
Experimente ainda o camarão de tempura com amêndoa, as ostras com pico de galo e os tacos de atum com rúcula. A sobremesa imperdível é a Cúpula de Chocolate, que vem para Leça diretamente do restaurante Matosinhos. É uma bola de chocolate, como se de um ovo Kinder se tratasse. No interior está uma bola de gelado de baunilha que acompanha com algumas frutas.
Por enquanto, ainda não existe serviço de take away. A terceira sala do restaurante continua desocupada e poderá ser usada para uma de duas finalidades: fazer entregas para fora ou para realizar eventos privados com sushiman para um grupo restrito de clientes.
Quem manda nisto tudo?
Nome: Ana Afonso
Idade: 52 anos
Prato favorito: comida japonesa
Maior guilty pleasure: crème brûlée com flor de laranjeira
Convença-nos a visitar este espaço: “Venham para se surpreender. Todo o Dominó é uma surpresa.”
Carregue na galeria para conhecer melhor o novo Dominó.