A cadeia Domino’s anunciou esta segunda-feira, 21 de agosto, que vai encerrar as 142 pizzarias que explora na Rússia. A empresa já fez mesmo um pedido de falência às autoridades do país governado por Vladimir Putin. A informação foi adiantada pela DP Eurasia, que detém os direitos de franchising da cadeia naquele território.
Esta é a terceira grande marca de fast food ocidental a abandonar a Rússia. No ano passado, outras duas gigantes da indústria fizeram o mesmo: a McDonald’s e a Starbucks. “Devido ao ambiente cada vez mais desafiante, a DP Eurasia viu-se obrigada a tomar esta decisão drástica que acabará com a nossa presença na Rússia”, disse o grupo em comunicado.
É possível, contudo, que os produtos da Domino’s continuem disponíveis naquele país, mas com um nome e donos diferentes, tal como aconteceu com a McDonald’s, que se transformou em Vkusno i tochka, título que se traduz para “delicioso, ponto final”. Já as antigas cafetarias Starbucks passaram a chamar-se Stars Coffee.
Segundo um estudo da universidade de Yale, nos Estados Unidos, mais de mil empresas internacionais abandonaram a Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro do ano passado.