A febre dos smash burgers tomou conta de Lisboa. Nos últimos tempos, abriram pelo menos dez espaços na capital dedicados a estes hambúrgueres feitos de forma especial e que prometem sabores mais intensos. João Costa, que já tinha várias hamburguerias, não quis ficar de fora da tendência e abriu o Dupe Smash, “uma réplica” do que já existia, “mas em bom”, garante. O pequeno restaurante abriu a 14 de novembro na Avenida de Roma.
Os hambúrgueres deixaram para trás o formato alto e grande para se tornarem completamente esmagados e irregulares. Os smash burgers distinguem-se pela textura crocante e caramelizada, conseguida através de uma técnica que consiste em esmagar ao máximo o hambúrguer. Quanto maior for a superfície da carne em contacto com a chapa, maior será a área que sofrerá a reação Maillard — simplificando, a caramelização da proteína que cria aquela crosta castanha e super deliciosa. Nos smash burgers, o sabor é tudo.
João Costa percebeu que o fenómeno, que já conhecia das viagens que fez a Nova Iorque, estava a chegar a Lisboa e procurou encontrar uma solução. Com uma experiência de oito anos na área e mais de 14 espaços a funcionar em simultâneo — entre eles as hambúrguerias Malandro e B-Perfect e os Quiosques de Lisboa — encontrou rapidamente o local, com uma esplanada para 25 pessoas, ideal para testar “a nova moda”.
Começou por imaginar os hambúrgueres e, ao contrário de outros espaços do género que se focam num mono produto, decidiu apostar em diferentes opções. O mais simples, pensado para os mais novos, chama-se Kids (6,95€) e inclui 180 gramas de carne de bovino, queijo cheddar, pickles e molho Dupe. Para quem prefere algo mais complexo, criaram o M (7,95€), que é parecido ao primeiro, mas com o dobro da carne. Depois há o XL (9,95€), um hambúrguer triplo, e o Trufado (11,45€), um duplo smash burger com cheddar, cebola, picles e molho trufado caseiro.
Como acompanhamento é possível escolher entre batata-doce (2,95€) ou batata normal (1,95€), as cheesebacon chips (3,95€) com bacon e molho cheddar, e uma especialidade que João Costa ficou a conhecer nos EUA: umas couves de Bruxelas (3,45€) com bacon. Os fãs de croquetes podem ainda pedir duas unidades dos salgados por 1,75€. Para beber, têm imperiais frescas (1,75€), mojitos (7,95€) e limonada de maracujá (2,25€), que tem sido um bestseller.
A par da tendência da carne esmagada, nas redes sociais há cada vez mais conteúdos e partilhas que se tornam virais por serem “dupes”, ou seja, “imitações” em que a imitação, por vezes, acaba até por ser melhor que o original. “Foi isso que quisemos fazer”, assume João Costa, sem rodeios.
“Queríamos fazer um jogo de palavras que desse a entender que queríamos ser melhores do que já existiam no mercado, melhor que a concorrência. E, ao mesmo tempo, também é uma palavra que, em inglês, sugere que se está viciado. Queremos que os clientes fiquem viciados nos nossos hambúrgueres”, admite.
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