NiTcom

Esqueça os pratos principais e as sobremesas — estas são as melhores entradas da cidade

O Circuito NiT passou por vários restaurantes da Grande Lisboa para descobrir onde estão as sugestões mais surpreendentes.
Fotos por Maria Mattos

Quantas vezes saímos de um restaurante loucamente apaixonados pelas entradas que foram servidas logo no início da refeição? Pois bem, nesta edição do Circuito NiT fomos precisamente à procura dos petiscos e entradas que nos deixaram num estado de profunda felicidade.

Num dos mais recentes espaços de Campo de Ourique, o Emporium Mercearia & Pub, o Brasil está em destaque, mas há também portugalidade à mesa. Apesar de ambos os proprietários serem cariocas, um deles é neto de um português de Ponte de Lima, mantendo assim alguma tradição lusa no restaurante. Afinal, um bom petisco é apreciado nos dois lados do Atlântico.

A portugalidade também está presente na cozinha contemporânea do Santa, na zona de Alfama, onde todos os pratos fazem simpáticas referências aos tradicionais paladares lusos,  como a Brandade da Santinha, uma versão do clássico lusitano. Mas antes de lá chegar, passe pelas entradas que não ficará desiludido.

Numa mistura de gastronomias — não tivesse o chef Robson Oliveira nascido no Brasil, estudado em França e só depois pousou por cá —, o Bono é uma aposta certeira nos braseados, sem deixar de lado a sopa de tomate para começar. 

Para os fãs da gastronomia oriental, trouxemos a sugestão do novo Kantō Fusion Food, que nos leva a viajar pelos sabores asiáticos que misturam a cozinha de luxo com o street food. E do Kapitan Ramen Bistro, já considerado um dos melhores sítios para comer ramen ou saborear petiscos fora do comum. Na zona de Carcavelos, o Sensei Lounge continua a surpreender toda a gente e nada é melhor para os dias frios do que os tempuras de gambas que são servidos por aqui.

Voltando às raízes, português que é português já provou uns bons peixinhos da horta, mas pode não ter provado ainda os do Lobo Mau, perfeitos para começar uma refeição. As francesinhas do norte fazem também parte da tradição, mas o Cotorinho vai além deste seu prato consagrado e apresenta entradas elaboradas com os melhores produtos nacionais, do queijo ao pão, passando pelos enchidos.

Sem descurar nas novidades, o Djunn Steakhouse & Bar lançou uma nova carta, na qual se incluem bons petiscos.

Já habituados às experiências da M’Arrecreo, não é de estranhar que haja várias pizzas em fase de experimentação para o inverno. Existem também novidades na restante carta, com destaque para uma entrada de polvo, enquanto o Tavola Calda aposta na mistura de Itália com Portugal em sabores reconfortantes para esta estação.

Agora é preparar-se para as baixas temperaturas e escolher um restaurante  (ou ir a todos) para aquecer à mesa, a começar pelas entradas. Carregue na galeria para descobrir estas entradas ao pormenor.

Este artigo foi escrito em parceria com a agência The Group ArtCom.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT