restaurantes

Essencial: o novo restaurante do Bairro Alto é uma maravilha da cozinha francesa

O chef André Lança Cordeiro é o responsável pelo mais recente projeto de Lisboa.
É o novo projeto do chef André Lança Cordeiro.

Pâté en croût, foie gras e tarte tatin. Estes são apenas alguns clássicos da cozinha francesa que estão disponíveis no menu do novo Essencial. O restaurante abriu esta terça-feira, 23 de julho, no Bairro Alto, em Lisboa. André Lança Cordeiro é o responsável pelo projeto. Antes deste espaço, o chef esteve à frente do Local, onde só havia uma mesa com capacidade para dez pessoas.

“Temos uma filosofia um pouco diferente, mas quisermos aproveitar a ideia da mesa comunitária. Aqui temos uma para oito pessoas”, explica à NiT André Lança Cordeiro. O Essencial é maior do que o restaurante que tinha na Rua do Século. Por aqui é possível servir até 26 clientes por noite. Ainda assim, neste fase, ele só estará aberto aos jantares, de terça-feira a sábado.

“É uma cozinha na mesma linha do Local, que me identifica enquanto chef. A cozinha de base francesa está muito presente.”

O menu será sazonal, mas tem opções fixas cuja combinação dos ingredientes poderá mudar a cada semana, como foie gras, pâté en croût, linguado recheado com couve coração grelhada, bochecha de porco cozinha com beterraba e vinho tinto.

“Neste momento estou a usar tomate num salmorejo, mas não quer dizer que não venha a fazer outra sugestão daqui a umas semanas”, explica o chef.

O pâté en croût é uma das sugestões do menu.

O Essencial arrancou com uma ementa que junta algumas sugestões que já vinham a ser trabalhadas pelo chef e a equipa. “Preferimos começar com algo mais seguro e aos poucos inovar.”

André Lança Cordeiro volta a trabalhar com Leonor Sobrinho, com quem estava no Local. Na cozinha também vai estar o chef alemão Linus Klein, que fazia parte d’A Cevicheria. E o serviço de sala é assegurado por Daniel Silva, que passou várias vezes pelo espaço da Rua do Século.

O Essencial, na Rua da Rosa, está em obras desde abril e abriu há 15 dias em regime de soft opening. Só esta terça-feira, 25, é que foi a abertura oficial.

A decoração é muito simples, com as mesas sem toalhas e preenchidas pelo guardanapo e um copo, daí o nome: Essencial. “É uma comida que aparece simples, mas tem depois muito sabor.”

Quem manda nisto tudo?

Nome: André Lança Cordeiro
Idade: 38 anos
Prato favorito: linguado recheado com couve coração grelhada
Convença-nos a visitar este espaço: “São raros os restaurantes em Lisboa onde se pode experimentar uma base de cozinha francesa de bistro.”

André Lança Cordeiro com a equipa no novo Essencial.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Rosa 176, 1200-390 Lisboa

    1200-390  Lisboa
  • HORÁRIO
  • De terça a sábado das 19 às 23h
PREÇO MÉDIO
Entre 20€ e 30€
TIPO DE COMIDA
Francesa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT