Pâté en croût, foie gras e tarte tatin. Estes são apenas alguns clássicos da cozinha francesa que estão disponíveis no menu do novo Essencial. O restaurante abriu esta terça-feira, 23 de julho, no Bairro Alto, em Lisboa. André Lança Cordeiro é o responsável pelo projeto. Antes deste espaço, o chef esteve à frente do Local, onde só havia uma mesa com capacidade para dez pessoas.
“Temos uma filosofia um pouco diferente, mas quisermos aproveitar a ideia da mesa comunitária. Aqui temos uma para oito pessoas”, explica à NiT André Lança Cordeiro. O Essencial é maior do que o restaurante que tinha na Rua do Século. Por aqui é possível servir até 26 clientes por noite. Ainda assim, neste fase, ele só estará aberto aos jantares, de terça-feira a sábado.
“É uma cozinha na mesma linha do Local, que me identifica enquanto chef. A cozinha de base francesa está muito presente.”
O menu será sazonal, mas tem opções fixas cuja combinação dos ingredientes poderá mudar a cada semana, como foie gras, pâté en croût, linguado recheado com couve coração grelhada, bochecha de porco cozinha com beterraba e vinho tinto.
“Neste momento estou a usar tomate num salmorejo, mas não quer dizer que não venha a fazer outra sugestão daqui a umas semanas”, explica o chef.

O Essencial arrancou com uma ementa que junta algumas sugestões que já vinham a ser trabalhadas pelo chef e a equipa. “Preferimos começar com algo mais seguro e aos poucos inovar.”
André Lança Cordeiro volta a trabalhar com Leonor Sobrinho, com quem estava no Local. Na cozinha também vai estar o chef alemão Linus Klein, que fazia parte d’A Cevicheria. E o serviço de sala é assegurado por Daniel Silva, que passou várias vezes pelo espaço da Rua do Século.
O Essencial, na Rua da Rosa, está em obras desde abril e abriu há 15 dias em regime de soft opening. Só esta terça-feira, 25, é que foi a abertura oficial.
A decoração é muito simples, com as mesas sem toalhas e preenchidas pelo guardanapo e um copo, daí o nome: Essencial. “É uma comida que aparece simples, mas tem depois muito sabor.”
Quem manda nisto tudo?
Nome: André Lança Cordeiro
Idade: 38 anos
Prato favorito: linguado recheado com couve coração grelhada
Convença-nos a visitar este espaço: “São raros os restaurantes em Lisboa onde se pode experimentar uma base de cozinha francesa de bistro.”
