restaurantes

Está quase a abrir o novo restaurante de ramen em Lisboa

O Ajitama começou por ser um clube secreto onde se podia experimentar a típica sopa asiática. Agora já há data.
O restaurante está prometido desde novembro.

Num pequeno apartamento em Lisboa, António Carvalhão e João Ferreira começaram a fazer jantares secretos dedicados ao ramen, a típica sopa asiática. O supper club Ajitama abriu no início de 2017 e o número de pessoas a querer passar por lá aumentou de tal maneira que chegaram a ter 1800 clientes em lista de espera. O sucesso fez com que os responsáveis decidissem inaugurar um restaurante na cidade.

O Ajitama Ramen Bistro fica no número 36 da Avenida Duque de Loulé, em Picoas. A abertura acontece já na primeira semana de março. O dia exato ainda não foi confirmado. Aqui será possível experimentar as diferentes variedades de sopas que os sócios já faziam desde 2017.

As obras do espaço ainda estão a ser finalizadas e é no Facebook que têm partilhado algumas imagens do que será o restaurante. Foi em novembro de 2018 que os responsáveis anunciaram que o conceito do supper club ia evoluir.

O projeto é dos dois amigos portugueses, sem experiência na área, que se conhecem há 15 anos. António Carvalhão e João Ferreira percorreram a Ásia enquanto estudavam na faculdade: António completou o curso de Gestão em Hiroshima, no Japão; e João trabalhou numa multinacional na China, apesar de na altura ir com frequência a Tóquio, a capital japonesa.

Pelo meio, apaixonaram-se pelo caldo asiático, a grande especialidade que decidiram trazer para Lisboa. Durante vários anos desejaram que abrisse um espaço exclusivo de ramen na cidade. Em 2015, fartos de esperar, decidiram criar o próprio clube, o Ajitama, expressão que significa literalmente ovo temperado e levemente cozido, um dos principais ingredientes da sopa. 

Passaram 13 meses a afinar a receita do próprio ramen, completamente artesanal, e a convidar os amigos para experimentarem. Este é um prato de confeção rígida: o ovo tem de ser cozido à temperatura certa, com um tempero de molhos de soja preparado pelos próprios que lhe dá a cor escura. É depois dividido com um fio de nylon antes de ir para o caldo.

Os noodles, tal como no supper club, serão preparados todos os dias com duas farinhas: uma rica em glúten e outra com baixo teor. Os caldos de galinha, peixes, marisco e barriga de porco preto são caseiros e demoram sete horas até estarem prontos.

As reservas eram apenas feitas por email. Na resposta, as pessoas recebiam a morada completa. Agora o Ajitama já não se esconde e mostra como se faz um ramen de qualidade.

Carregue na galeria para saber mais sobre o projeto do Ajitama.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Duque de Loulé 36
    1050-091 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias do 12h às 00h
PREÇO MÉDIO
Entre 20€ e 30€
TIPO DE COMIDA
Asiática

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT