restaurantes

Estaminé: o restaurante que ardeu na ilha Deserta reabre ainda em agosto

Esta é a previsão dos responsáveis que esperam tem tudo pronto durante as primeiras duas semanas do mês.
O restaurante vai reabrir.

Na noite de 2 de março, o restaurante Estaminé, na Ilha Deserta, no Algarve, o único naquele espaço, ardeu por completo. Na altura, os responsáveis só tinham uma ideia em mente: reerguer o projeto e voltar ainda a receber clientes este verão. Com o esforço de muitos, tal irá ser conseguido este mês de agosto.

A abertura está prevista até à primeira quinzena do mês que arranca já este domingo, 1 de agosto. “Só falta tratar dos últimos detalhes, afinar a carta e abrir as portas”, disse ao “Boa Cama Boa Mesa” do “Expresso”, Isabel Vicente, uma das responsáveis.

Nada foi possível aproveitar da antiga estrutura, toda em madeira. O Estaminé foi construído, mais uma vez, de raiz. Isabel explicou ainda que a alimentação elétrica será feita apenas com os painéis solares que este será um restaurante com zero emissões de carbono.

Está ainda a ser implementado um sistema que irá permitir a “dessalinização da água do mar e purificação por osmose inversa”. O menu que os clientes podem esperar será praticamente o mesmo que ali foi servido ao longo dos últimos anos, se bem que irão também estar presentes algumas novidades.

No dia a seguir ao incêndio, a autoridade marítima revelou que no interior do restaurante existiam três bilhas de gás que rebentaram. Na ilha do Farol, mesmo ao lado, foram ouvidas algumas explosões na noite em que tudo aconteceu, que podem ter sido causadas por estes rebentamentos.

As causas para este incêndio  não foram encontradas, mas tudo indica que não terá sido fogo posto. O restaurante era um dos mais conhecidos na região, muito procurado pelos produtos frescos da ria, tendo já por várias vezes sido notícia na imprensa internacional. O projeto não parou e há um mês que foi publicado um anúncio no Instagram para procurarem empregados para o Estaminé.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT