restaurantes

Este e-book grátis tem receitas vegan dos melhores restaurantes do País

A Veond juntou sugestões de vários espaços para fazer durante o Veganuary ou todo o ano, se preferir.
Há várias receitas para preparar.

O ano começa e há sempre aquelas resoluções de alimentação saudável, cortes nos doces e até na carne. Há uns anos que começou o movimento Veganuary, que propõe uma dieta vegan durante todo o mês de janeiro. Para o ajudar nas receitas, a Veond, uma plataforma que junta restaurantes e várias experiências veganas, criou um e-book grátis com sugestões práticas para que não arranje desculpas do género “não sei o que vou cozinhar sem carne ou peixe”.

O livro online “Põe na mesa o melhor dos restaurantes” junta 12 propostas de vários espaços do País dedicados a este tipo de alimentação. A criação deste e-book da Veond, contou com o apoio de Gabriela Oliveira, que lançou lançou várias obras dedicadas ao tema, e de Luisa Mafei, que é chef e consultora.

O download do e-book é feito através do site da Veond. Ao entrar irá aparecer uma mensagem pop up para deixar o email. Minutos depois, assim que conclui também o registo, irá receber no mesmo endereço o livro para que possa consultar e preparar as várias receitas.

Há desde propostas de sushi, saladas com muita cor e nutrientes, kebabs, hambúrgueres, entradas como húmus ou rolinhos de courgette, e claro, sobremesas. O Padoca e O Valho, ambos do do Porto; o Granos, o Vegan Junkies e o Horacio, em Lisboa; e ainda o Kansha, de Fátima, são alguns dos espaços que participaram nesta iniciativa.

Além do e-book, no site da Veond consegue fazer pesquisas para várias opções vegan no País, desde restaurantes, brunches, workshops, mas também vestuário, como botas, mochilas, ou artigos de saúde e beleza, como cremes e óleos essenciais.

Veja como fazer uma das receitas do e-book “Põe na mesa o melhor dos restaurantes”.

Salada morna de quinoa do Kansha, em Fátima.

Do que precisa

Para a parte quente: 

1 chávena de quinoa 

1 abóbora hokkaido pequena 

8 cogumelos marron

Sal, pimenta preta e azeite q.b.

Tomilho seco q.b.

Salsa q.b. 

Para a salada: 

2 folhas de alface em juliana

1 cenoura ralada

1 beterraba ralada

1 chávena de couve-coração ralada

1 chávena de couve-roxa ralada

8 tomates cherry cortados ao meio

Vinagre de maçã q.b. 

Para o azeite aromatizado:

1 chávena de azeite

1 dente de alho

1 ramo de alecrim 

1 ramo de tomilho

 1 folha de louro

Como se faz

Prepare o azeite aromatizado, juntando todos os ingredientes. Este processo deve ser efectuado com antecedência. Este azeite pode ser usado em diversas confecções. Pré-aqueça o forno a 220°C. Corte a abóbora hokkaido em cubinhos. Coloque num tabuleiro, tempere com sal, azeite e tomilho seco. Leve ao forno durante 20 minutos ou até começar a tostar. Aqueça um tacho e toste ligeiramente a quinoa. Retire para um coador e passe por água fria. Deixe escorrer durante uns minutos (este processo ajuda a retirar o sabor amargo da quinoa e a que fique solta depois de cozinhada). 

Coloque novamente o tacho ao lume com um fio de azeite, junte a quinoa, salteie novamente, adicione o dobro de água a ferver e temperar a gosto com sal. Deixe cozinhar em lume brando, até que a água desapareça. Vire para um tabuleiro largo e mexa com um garfo, para soltar bem os grãos. Corte os cogumelos em pedaços pequenos. Numa frigideira, coloque um fio de azeite aromatizado e salteie os cogumelos.

Junte a abóbora assada e depois a quinoa. Tempere com pimenta preta moída na hora e verifique o sal. Para montar o prato, junte os ingredientes da salada numa travessa e misture bem. Divida por 4 pratos ou taças. Coloque a mistura de quinoa no centro.Termine  com um pouco do azeite, misturado com vinagre de maçã e salsa picada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT