Conhecido pelos bares cheios de vida, pelas ruas estreitas com histórias do século XIX e pelas casas de fado mais emblemáticas da cidade, o Bairro Alto é uma das zonas que melhor representa a tradição lisboeta — e continua a fazê-lo de forma bem autêntica.
A Câmara Municipal de Lisboa acaba de atribuir o selo Lojas com História a quatro restaurantes da zona: A Severa, uma conhecida casa de fado aberta desde 1955; o CasaNostra, que trouxe a cozinha italiana à cidade em 1986; O Faia, também casa de fado, mas desde 1947; e o Tavares Rico, o restaurante mais antigo do país ainda em funcionamento — existe desde 1784.
“A distinção de mais seis estabelecimentos do Bairro Alto representa o reconhecimento da sua história e da sua excelência”, sublinha Hilário Castro, Presidente da Comissão Executiva da Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto. “É um incentivo à preservação de um tecido comercial que confere carácter e apela à alma lisboeta. Mais do que negócios, as – agora – Lojas com História são espaços de memória coletiva, sociabilidade e tipicamente lisboetas.”
“Com mais de 500 anos de história, o Bairro Alto continua a reinventar-se como um dos bairros mais autênticos de Lisboa, com restaurantes e esplanadas em cada canto, casas de fado, lojas icónicas e projetos contemporâneos”, revela a organização em comunicado.