Restaurantes

Explorer Brunches: a assistente dentária que descobre os melhores spots do País

Os amigos já lhe ligavam a pedir sugestões. Depois criou uma página de Instagram para partilhar espaços de Norte a Sul.
São já mais de 80 as sugestões que partilhou.

“Olha, tu que conheces todos os brunches e mais alguns, recomenda-me aí um para ir com a minha mãe.” Quem diz a mãe, fala do irmão, da prima, dos amigos ou namorados. Sempre que os fins de semana começavam a aproximar-se, Sofia Guerreiro, 28 anos, recebia pelo menos uma chamada de um conhecido a fazer a mesma pergunta. É assistente dentária em Lisboa e fã da refeição. Em 2021 criou uma página de Instagram onde partilha os espaços por onde passa.

“O Explorer Brunches nasceu quase como uma brincadeira. Comecei a pensar que, como os meus amigos, existiriam mais pessoas a quererem saber de sítios com brunch sem se darem ao trabalho de passar horas em pesquisas, a ler reviews infinitas, a ver fotografias para, duas horas depois, decidirem onde ir”, explica Sofia à NiT.

O projeto foi desenvolvido numa altura em que tinha acabado de tirar um curso de marketing digital, que lhe deu mais bases para a conta de criou. “O objetivo passa por facilitar a pesquisa deste tipo de restaurantes a todos os interessados e ajudar estes negócios na fase tão dramática em que estamos [devido à pandemia]. Foi também uma maneira de testar a minha capacidade de criação de conteúdos.”

Percebeu que não existia uma conta que apenas se dedicasse a esta refeição de uma forma geral, que não se focasse apenas em Lisboa. “A minha visão é a nível nacional, para que todas as pessoas tenham opções de escolha, quer me sigam em Coimbra, em Lagos, Braga, ou qualquer parte do País.”

Pouco tempo depois de ter criado a página já contava com mil seguidores e tudo sem recurso a qualquer publicidade. “Comecei a ter imensas partilhas e várias mensagem privadas de pessoas a perguntar qual é o melhor brunch de Lisboa, se há algum pet friendly ou até com esplanada.”

Sofia costuma visitar os espaços sempre acompanhada. É responsável também pelas imagens que aparecem na página, que muitas vezes não são fácil de tirar. “Sou muito perfeccionista, estudo a melhor mesa, a luz, o enquadramento e se for preciso meter-me em cima de uma cadeira em pleno restaurante, faço.-o.”

Há quem ache o comportamento estranho, mas isso não a afeta. “Quando olho à minha volta está tudo a olhar para mim e a minha comida já fria. Mas não me importo desde que consiga ‘a’ foto.” Apesar de ter criado a página há poucos meses, já recebeu convites de espaços para ir conhecer as suas propostas de brunch.

Visitou restaurantes com sugestões à carta ou em buffet mas não consegue decidir a opção que mais gosta. “Em buffet consigo proporcionar uma maior oferta visual das escolhas aos meus seguidores, porque é mesmo verdade que os olhos também comem. Mas à carta também consigo ter a melhor seleção de pratos.”

Escolher os melhores do País também é uma tarefa complicada, mas Sofia deixa três que não se cansa de sugerir. “O Néctar, no Porto; na zona centro o Mugs Brunch Coffee, em Sintra; no Algarve, o Mogno, em Olhão.”

O mural do Explorer Brunches já conta com mais de 80 sugestões. Para uma pesquisa mais rápida pode sempre percorrer os destaques das stories. Aí foi feita uma divisão por regiões, como Norte, Centro, Margem Sul e Algarve, e até se recebem animais.

“Nunca pensei que fosse ter esta visibilidade e chegar a tantas pessoas, mas de facto o feedback tem sido muito positivo e está a ser uma experiência fantástica. Espero conseguir chegar a todos os espaços possíveis e conseguir dar sempre a devida atenção aos seguidores para responder sempre a todos.”

Nos próximos meses espera conseguir visitar mais zonas do País, em especial o Alentejo, onde sente que ainda não oferece muitas sugestões. “Confesso que não tenho muito conhecimento de brunches nessa zona, mas quero explorar mais. Quem sabe também chegar às ilhas. Outro dos objetivos passa por acompanhar com mais afinco as tendências e investir mais em conteúdos de vídeos para o reels.”

Carregue na galeria para conhecer os novos brunches de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT