Restaurantes

Os famosos burgers espanhóis da Goiko vão chegar a Lisboa

A cadeia conta com o investimento da gigante LVMH. Entre as estrelas da carta está o Kevin Bacon, o burger inspirado no ator.
São especialistas em smash burgers.

Os burgers da Goiko, uma rede com mais de 130 restaurantes em Espanha, estão a preparar-se para invadir Portugal. Depois de cadeia espanhola VICIO anunciar a expansão para o nosso País, é a vez de maior rival marchar também em direção a território nacional.

Há pouco mais de uma década, em 2013, um médico venezuelano, Andoni Goicoechea, decidiu abrir uma hamburgueria gourmet que rivalizasse com algumas das maiores marcas do género. E um dos hambúrgueres que potenciaram o sucesso foi o Kevin Bacon, cuja inspiração no ator americano resultou numa especialidade na qual a carne é cortada diretamente na grelha e misturada com pedaços de bacon, cebola crocante e queijo americano — depois precisou apenas de um plano de marketing estratégico e musculado. Ao fim de 10 anos, a Goiko é uma das referências no que toca a hambúgueres em Espanha.

O objetivo da marca passa por chegar às 250 lojas nos próximos cinco anos e apostar na expansão internacional, onde, além de chegar a Portugal, quer também abrir lojas em Itália, como avança o “La Vanguardia”. Alejandro Hermo, diretor-geral da rede, destaca que o plano inclui aumentar a “rentabilidade por loja e manter a relevância no segmento de entregas ao domicílio, uma área que ganhou força durante a pandemia e continua a ser crucial para os resultados”.

A expansão para Portugal será apoiada pelos recursos do fundo L. Catterton, veículo de investimento da LVMH — dona de marcas de luxo como a Louis Vuitton —, que detém 80 por cento do capital da empresa. Os restantes 20 por cento são de Andoni Goicoechea.

A novidade chega semanas após a imprensa internacional dar conta da expansão de VICIO. Esta é a maior rival de Goiko e até já trocaram algumas provocações em campanhas publicitárias. Uma das mais marcantes remonta a 2022, quando a marca criada por Aleix Puig, vencedor do “Masterchef Espanha” em 2019, criou um outdoor gigante onde aparecia a modelo e influencer Jessica Goicoechea a comer uma sanduíche da marca e a legenda “Vicio, os hambúrgueres favoritos de Goico”. O engenhoso jogo de palavras com o apelido da modelo e da marca rival valeram um golpe simbólico e aplaudido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT