Restaurantes

Festival da Sardinha regressa a Pedrogão Grande. Há um roteiro por tascas com menu a 5€

Além do recinto principal, a novidade deste ano é que vários restaurantes da região vão também participar na iniciativa.

Sardinhas assadas. É um dos pratos imperdíveis do verão português. Toma conta das mesas nos Santos Populares, nos almoços prolongados de família e nos jantares em esplanadas nas noites quentes. Se é fã, marque na agenda: entre 9 e 11 de julho, e de 16 a 18 de julho, terá que passar pela Praia do Pedrógão. É lá que acontece o Festival da Sardinha. 

O evento regressa com concertos, tasquinhas e uma novidade: o Roteiro da Sardinha, que junta vários restaurantes da região com um menu especial (com uma tapa e uma bebida) por 5€. 

A iniciativa pretende alargar a experiência gastronómica fora do recinto principal do festival e incentivar os visitantes a descobrir alguns dos restaurantes e tascas da zona, conhecidos pelas especialidades de peixe e marisco.

Assim, durante o festival, os espaços aderentes vão servir um petisco de sardinha acompanhado por um copo de vinho ou uma cerveja, convidando os visitantes a conhecer diferentes espaços da região, sem gastar muito.

No roteiro, participam os restaurantes A Rocha, Quebra-mar, Esplanada da AMA, Marés Vivas, Âncora, Foco, Mesa 15 e Cervejaria Imperial, distribuídos entre a Praia do Pedrógão e Leiria.

Já o recinto do Festival da Sardinha continua instalado na Avenida da Maré Viva, na Praia do Pedrógão, preparado para receber milhares de visitantes ao longo de seis dias. Um dos destaques é a Praça da Gastronomia, que este ano foi ampliada e passa a contar com capacidade para cerca de mil lugares sentados, mantendo uma decoração inspirada na Arte Xávega.

Além dos restaurantes presentes no recinto — A Rocha, Quebra-mar, Rotunda Mar, Esplanada da AMA, Marés Vivas e Âncora — haverá ainda tasquinhas dinamizadas pelas associações das freguesias de Coimbrão, Monte Redondo, Carreira, Monte Real e Carvide.

A música volta igualmente a ser um dos principais atrativos do evento. João Paulo Rodrigues sobe ao palco a 9 de julho, seguem-se os Átoa no dia 10 e Emanuel a 11 de julho. Na semana seguinte, atuam os Nemanus a 16 de julho, os Smells Like 90’s a 17 e Rita Guerra encerra a programação musical a 18 de julho. Todos os concertos começam às 22h30.

Quem passar pelo festival pode ainda aproveitar a zona de lazer ao ar livre, com animação infantil, artesanato e produtos locais. A entrada é gratuita.

ARTIGOS RECOMENDADOS