Restaurantes

Festival do ouriço-do-mar regressa à Ericeira com açordas, risotto, gunkans e massas

Três anos depois, o evento está de volta à vila. São vários os restaurantes que se juntam na mostra gastronómica.
São vários os pratos que pode experimentar n Ericeira.

Em 2019 realizou-se o último festival do ouriço-do-mar na Ericeira. A pandemia impediu a realização do evento nos últimos anos, mas agora está de regresso à vila. Acontece na última semana de abril e junta vários restaurantes que vão preparar o ingrediente em dezenas de pratos. Esta é a sexta edição da iniciativa.

O festival arranca a 22 de abril e prolonga-se até ao dia 30. Durante estes dias pode passar pelos espaços aderentes e conhecer as diversas propostas. Será possível experimentar o ouriço-do-mar ao natural, cozido ao vapor, mas também em sugestões mais compostas e criativas.

É o caso da massa fresca com ouriço, o creme de ovas e ouriço, risotto de espargos e ouriço, a açorda, o ceviche com leite de tigre, o nigiri, o arroz de marisco, mas também o tártaro ou a tiborna em pão de Mafra.

A Marisqueira Brisa, o Se7e Praias, o Prim, o Ribeira D’Ilhas, o Viveiros do Atlântico, a Marisqueira César e o Restaurante Sul, são alguns dos espaços que participam neste festival. Só tem de entrar, pedir a ementa do evento e escolher que quer provar.

A par desta mostra gastronómica, o mercado municipal da Ericeira recebe showcookings aos sábados (23 e 30 de abril). A entrada é livre e poderá ficar a conhecer a melhor forma de trabalhar e cozinhar o ouriço-do-mar com os vários chefs convidados.

O festival é promovido pelo município de Mafra, pela junta de freguesia da Ericeira e conta com o apoio do MARE — Centro de Ciências do Mar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT