O verão está para as sardinhas como a praia está para as bolas de Berlim. Muitos portugueses associam a estação ao peixe assado, um dos pratos mais típicos desta altura do ano. Em Portimão, o entusiasmo ganha outra dimensão com o Festival da Sardinha, que decorre entre 5 e 11 de agosto.
Nos últimos anos, a organização assou mais de 500 quilos de sardinha, grande parte das quais foi servida no pão, por alguns dos restaurantes participantes. Mas este não é o único momento para as provar.
Ao evento juntam-se vários chefs, como Nuno Martins, do NUMA, José Moura, do Tivoli Lagos Algarve Resort, e José Lopes, do Bon Bon — todos já habituais no festival. A eles vão juntar-se outros espaços, ainda por anunciar, que irão dinamizar aulas culinárias na Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão.
O festival terá lugar, como é habitual, na zona ribeirinha da cidade. Durante a semana do evento, vários restaurantes da região vão incluir a sardinha assada nos seus menus.
A animação musical também está garantida: Rui Veloso atua a 5 de agosto, Pedro Abrunhosa no dia 6 e Diogo Piçarra no dia 7. No dia 8 é a vez de Nena subir ao palco. A programação encerra a 10 de agosto com um concerto dos Resistência.