Restaurantes

Fifty Seconds prescinde do conceituado chef espanhol Martín Berasategui

Direção do restaurante no topo da Torre Vasco da Gama surpreende com decisão que afasta um dos nomes mais premiados do mundo.
Chef Martín Berasategui, num momento mais feliz.

Martín Berasategui, que acumula 12 estrelas Michelin, vai abandonar a liderança do Fifty Seconds no final do ano, avança o “Expresso”. A contratação do chef espanhol havia sido uma aposta do grupo hoteleiro SANA, para aumentar o reconhecimento internacional do restaurante, situado no topo da Torre Vasco da Gama (onde também funciona o cinco estrelas Myriad).

O conceito, com uma estrela Michelin, ambicionava conseguir a segunda a curto prazo. As saídas de Berasategui e do chef excutivo Filipe Carvalho foram espoletadas pelos responsáveis.  “A partir de 31 de dezembro termina o contrato entre o grupo Sana e o chef espanhol Martin Berasategui. A decisão foi tomada pelo grupo, que não renovou o contrato de cinco anos.”

A administração do grupo quer uma nova direção para o projeto, adianta o jornal. “O restaurante mantém o nome Fifty Seconds quando reabrir em fevereiro, depois da habitual pausa no primeiro mês do ano, mas já com outro chef. Há negociações a decorrer, quer com chefs nacionais, quer internacionais, prevendo-se que o novo nome seja apresentado em breve.”

Martín Berasategui Olazábal, espanhol de 63 anos, nasceu em San Sebastián, fazendo parte dos nomes do País Basco que têm marcado o ritmo da gastronomia internacional nos últimos anos. Com o total de 12 estrelas Michelin, é um dos chefs com maior número das tão desejadas distinções do meio culinário.

Obteve três no Restaurante Martín Berasategui, em Lasarte-Oria, outras três no Lasarte, em Barcelona, duas no M.B., em Tenerife, uma no Oria, também em Barcelona, uma no Ola Martín Berasategui, em Bilbau, e uma no Etxeko, em Ibiza. A 12.ª foi obtida no Fifty Seconds, onde agora cessa a colaboração.

No restaurante, com uma das melhores vistas de Lisboa, bem no alto dos 120 metros da Torre Vasco da Gama, o nome de Martín Berasategui fica ligado a pratos de assinatura como o mil-folhas caramelizado de foie gras, maçã verde e enguia ou o jalapeño, gelado de alcaçuz e maionese de pepino.

Restaurante Fifty Seconds fica no topo da Torre Vasco da Gama.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT