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Filhos de Olivier lançam marca de hambúrgueres em Lisboa

Lucas e Mateus da Costa criaram a DC Brothers. O conceito tem um espaço físico em Campo de Ourique e faz entregas na cidade.
Lucas e Mateus são os responsáveis pela DC Brothers.

Olivier da Costa é um dos empresários de restauração mais conhecidos em Portugal. Conta com vários espaços em Lisboa e no Porto, mas desta vez a notícia não é sobre o criador dos conceitos Guilty, KOB, Yakuza ou Seen. Os filhos do chef, Lucas e Mateus da Costa, de 19 e 17 anos, seguiram as pisadas do pai e criaram um projeto de hambúrgueres em Lisboa. A DC Brothers abriu em Campo de Ourique e também faz entregas para várias zonas da cidade.

Crescemos já na fase de consolidação profissional do nosso pai, o que nos deu o privilégio de entender os desafios da restauração, muito para lá do conceito redutor de fazer uma cozinha. Fomos desenvolvendo o gosto pela gastronomia de um modo tão natural que nem percebemos logo que estávamos a aprender a nossa futura profissão”, explica Lucas à NiT.

Nos últimos anos, passaram pelas cozinhas dos restaurantes de Olivier o que lhes deu (ainda) mais bases para este projeto. “A experiência no Guilty, onde fomos fazendo o nosso estágio, deu o empurrão. Aos 14 anos, num verão, aprendi a fazer os básicos, as massas, as entradas e os hambúrgueres. Eu e o Mateus pensámos: temos de levar esta qualidade para o ramo das hamburguerias.”

Lucas estudou gestão hoteleira e Mateus esteve na escola de hotelaria do Estoril. Ainda assim, grande parte dos ensinamentos vieram do progenitor. “Pedimos aconselhamento ao nosso pai e tivemos a ajuda dele para nos lançarmos neste conceito, do qual pretendemos fazer mais do que um negócio circunstancial de um quiosque no mercado de Campo de Ourique ou venda em plataformas de entregas.”

Optaram por abrir um negócio à volta de um produto que ambos apreciam. “Como acontece com praticamente todos os miúdos e jovens, os hambúrgueres tornaram-se um dos nossos pratos preferidos. Conforme fomos crescendo e acumulando conhecimento em matéria de gastronomia, mais exigência fomos tendo quando comíamos um”, explica Mateus.

O primeiro hambúrguer do menu que criaram foi o clássico. Depois testaram as restantes combinações. Aproveitaram os primeiros meses do ano para os experimentar e dar a conhecer a diferentes públicos. “Depois de alguns percalços iniciais da fase de testes, as opiniões que nos chegam são bastante positivas. Não significa isto que estejamos satisfeitos, porque ainda há margem para progredir”, conta Lucas.

Os hambúrgueres podem ser pedidos em formato individual ou em menu — com batata e bebida incluída. Custam entre 6,75€ e 11,50€. Tem o Double Cheese, com queijo cheddar, cebola, picles, ketchup e mostarda; o DC’s Bacon, com cebola caramelizada, picles e molho de bacon; ou o DC’s Chicken, com peito de frango, alface, tomate e molho.

Além de os conseguir pedir — e comer — no interior do Mercado de Campo de Ourique, as opções da DC Brothers estão disponíveis em delivery e através de uma aplicação própria. Esta é a primeira localização do projeto, mas já pensam na expansão.

“Os próximos capítulos incluirão novas localizações e novos conceitos gastronómicos, dentro da mesma filosofia do fast good. Mais tarde, consolidado o negócio em Portugal, sabemos que há espaço para o DC Brothers noutros países.”

Carregue na galeria para conhecer algumas das novas hamburguerias de Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Coelho da Rocha 104, 1350-075, Lisboa
    1350-075 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 12:00
  • Às: 15:00
  • Das: 19:00
  • Às: 23:00
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Hamburgueria

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