Os prémios não são uma novidade para a pizzaria Forno d’Oro, em Lisboa. Este ano, sob a direção do chef Tanka Sapkota, o restaurante volta a ser reconhecido na lista do 50 Top Pizza World. Anualmente, o ranking distingue os melhores espaços do mundo para provar a icónica pizza napolitana.
A classificação de 2024, revelada esta terça-feira, 10 de setembro, só inclui um representante do nosso País — o Forno d’Oro. O restaurante alcançou a 73.ª posição, subindo da 80.ª que obtivera no ano anterior.
Os primeiros lugares do ranking foram ocupados pela Una Pizza Napoletana (em Nova Iorque, EUA) e pela Diego Vitagliano Pizzeria (em Nápoles, Itália), seguidos pela I Masanielli – Francesco Martucci (em Caserta, igualmente em Itália).
“Ver a Forno D’Oro eleita como uma das 100 melhores pizzarias do mundo é um grande orgulho. Estamos muito satisfeitos por continuarmos entre os melhores, pois é um reconhecimento do nosso trabalho. Todos os dias nos focamos em dar aos nossos clientes produtos com a máxima qualidade, colocando um cuidado extremo na confeção dos pratos”, sublinha o chef Tanka Sapkota.
E acrescentou: “Este prémio é ainda mais importante para nós no ano em que celebramos o 10.º aniversário, o que nos dá mais confiança para continuarmos a aprimorar as nossas pizzas, ao estilo napolitano. E é um triunfo ainda maior quando recordo que, no início, ninguém acreditava no sucesso da pizza napolitana em Portugal”.
Ao entrar no espaço, a escolha do nome torna-se evidente. O forno, situado no fundo da sala e revestido com pastilhas douradas, é impossível de ignorar. Proveniente de Nápoles, Itália, foi montado peça a peça no restaurante, pesa nove toneladas e possui uma pedra vulcânica que mantém a temperatura elevada por mais tempo. O forno aquece até 450 graus e as pizzas são cozinhadas por um período máximo de um minuto.
Embora o tempo de cozedura seja crucial, os responsáveis garantem que o segredo também está na massa. É feita com um fermento natural importado de Itália, sendo amassada durante dez minutos em máquina, descansando mais dez e sendo novamente amassada durante mais dez minutos, antes de repousar uma hora à temperatura ambiente. Depois, passa por um processo de fermentação no frio que dura 40 horas.
O 50 Top Pizza World distingue “os melhores dos melhores” com base em vários critérios, que incluem a avaliação das pizzas servidas, a qualidade dos ingredientes e como são combinados. O serviço e preparação da equipa de sala — nomeadamente a capacidade em apresentar e explicar as propostas — o espaço, o ambiente, a decoração e limpeza, bem como o tempo de espera e a carta de bebidas são também considerados.
Os inspetores anónimos também privilegiam a utilização de ingredientes locais e sazonais — é, portanto, um processo de seleção minucioso e similar ao do Guia Michelin. Para aceder ao concurso, considerado o mais importante do mundo no segmento das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado.
Leia também este artigo da NiT sobre a história do Forno d’Oro, que abriu portas em janeiro de 2015, na Rua Artilharia 1, em Lisboa.