Em 2017, o Dote chegou a Lisboa com a missão de apresentar “as verdadeiras francesinhas” aos lisboetas. Oito anos e seis cervejarias depois, o grupo decidiu expandir a oferta para lá da especialidade que lhe deu fama. A marca ganhou um irmão: o HDote, um restaurante dedicado exclusivamente aos hambúrgueres, que abriu no Parque das Nações a 15 de abril.
Se há quase uma década o foco esteve na inovação com as francesinhas, agora a aposta recai sobre a tendência do momento: os smash burgers. Após várias viagens a Londres, a equipa percebeu que a carne suculenta e prensada seria uma aposta ganha — e decidiu arriscar.
A oportunidade surgiu quando o espaço ao lado do restaurante que já existia naquela zona ficou vago. Os donos decidiram avançar, mas sabiam que não bastava aumentar a área. Era preciso levar a marca para outro nível, com uma proposta diferente. A escolha pelos hambúrgueres foi imediata.
“Já tínhamos hambúrgueres na carta do Dote e os clientes gostavam, mas queria algo ainda mais democrático. Decidimos focar-nos em exclusivo nesta especialidade, apostar na qualidade e no sabor e após vários testes chegamos a uma carta completa, como queríamos”, conta o diretor de operações, João Ortigão, à NiT.
A ideia começou a ser desenhada no início do ano. Foram precisos meses de testes (e muitos hambúrgueres) até definirem as receitas finais. Como os smash burgers já tinham conquistado Lisboa, o desafio era destacar-se. No HDote, não há espaço para versões modestas. Aqui, serve-se tudo a dobrar, triplicar ou, para os mais arrojados, em versão a quadruplicar.
A base é sempre a mesma: carne, cheddar, cebola, cornichons, ketchup e o molho dote, tudo embrulhado num pão especial de batata. Os menus, que incluem batatas fritas, variam entre os 10,50€ e os 14,50€.
Para quem não quer seguir a moda dos smash burgers, há alternativas. No menu encontra-se o hambúrguer clássico, com os tradicionais discos de carne altos e suculentos. Ao todo, são nove sugestões. Entre elas destacam-se o super cheese (12,50€), o trovão BBQ (13,50€), feito com ribs e molho barbecue, e o vigilante noturno (13,50€), com molho de alho, rúcula, queijo brie e bacon.
As francesinhas continuam presentes. Mantêm-se três versões: a Top (15,95€), a Especial (15,95€) e a vegetariana (15,95€). Para acompanhar, há também petiscos como nachos (4,70€), aros de cebola (4,20€) e croquetes (1,70€).
Entre as 15 e as 18h30, é hora de happy hour. Durante esse período, os preços descem: a cerveja custa 1,30€, o gin fica a 3,95€ e o smash burger pode ser pedido por 7,95€. Tudo pode ser consumido na esplanada ou no interior do restaurante, que conta com 62 lugares.
O objetivo da marca passa por expandir o conceito a outros bairros de Lisboa. Ainda não há data definida para a próxima abertura, mas João Ortigão garante: estão a “trabalhar nisso”.