restaurantes

A francesinha é uma das sandes mais populares do mundo

O Taste Atlas volta a colocar a especialidade portuense entre as melhores. Refere que o Café Santiago é onde deve experimentar.
A francesinha do Café Santiago é uma das referidas no artigo.

O Taste Atlas é o mapa mais foodie que vai encontrar online. Não tem estradas, bombas de gasolina ou referências a miradouros para tirar fotografias, só mostra onde pode comer os mais deliciosos pratos do mundo. Todos os anos são organizados rakings para eleger os melhores que pode provar. Em dos artigos (de 2021) deste guia faz referência a sandes de vários países. A francesinha é um dos destaques.

“A francesinha não é uma sanduíche que pode comer na rua ou como um lanche rápido. É uma refeição geralmente encontrada nas ementas de restaurantes tradicionais, onde é servida ao almoço ou jantar”, começa por descrever o Taste Atlas.

“Entre as inúmeras histórias sobre a sua origem, uma destaca-se: conta que foi inspirada no famoso croque-monsieur, uma sanduíche francesa apreciada por muitos imigrantes portugueses”, continua. A francesinha ficou em décimo lugar neste artigo. O top três é feito com a BTL Sandwich, a Reuben, e a Roast Beef Sandwich, todas dos Estados Unidos.

No site são ainda referidos alguns sítios onde pode experimentar o típico prato do Porto. É o caso do Café Santiago, do Bufete Fase, do Capa Negra II, Yuko Tavern, Cervejaria Brasão, Cufra, Tapas Caffé ou Lado B.

Esta não é a primeira vez que o Taste Atlas faz referência a sugestões nacionais nas listas. Já em 2020 a francesinha tinha estado em destaque entre os 100 melhores pratos de todo o mundo. O arroz de marisco foi outra das propostas nacionais mencionadas.

Nesta lista, no top três estava um clássico italiano: a pizza margherita. Segue-se o adana kebap, um prato típico da Turquia; e o ramen, a típica sopa asiática que é muito popular pelo Japão.

Noutro ranking das melhores gastronomias do mundo, a portuguesa aparece em quarto lugar. A italiana é considerada a melhor nesta plataforma, seguida pela grega e pela espanhola.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos restaurantes do Porto onde pode comer francesinhas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT