restaurantes

Gyoza Bar: na nova taberna asiática de Lisboa há sushi, dim sum e muito mais

Abriu na Baixa da cidade em abril e conta com um sushi bar ao centro da sala onde são preparadas várias peças.
Há muito para experimentar.

O número 242 da Rua da Prata, em Lisboa, sofreu o mesmo que muitos espaços nestes meses de pandemia. A falta de clientes obrigou o Veganapati a encerrar, mas aquele lugar já está mais uma vez de portas abertas e a receber clientes. Depois de pratos vegan e vegetarianos, o menu é agora dedicado à cozinha asiática. O Gyoza Bar pertence a outros responsáveis que nunca tinham tido um projeto de restauração.

“Os donos são chineses e estão há mais de 20 anos em Portugal. Um dos últimos projetos que tiveram foi uma loja com artigos de cortiça. São muito ligados às tradições e nos últimos anos não conseguiram ir visitar a família”, explica à NiT Gleyce Crespo, que trabalha no Gyoza Bar e ajuda os proprietários na comunicação do espaço.

“A pandemia fez com que estivessem há dois anos sem visitar a família. Sempre falaram das tradições e de como as refeições traziam felicidade, de ser à mesa que existe esta partilha.” Desta ideia surgiu a vontade de querem trazer alguns dos pratos típicos chineses, mas não só, uma vez que se identificam como uma taberna asiática.

O restaurante esteve em obras durante seis meses e uma das maiores mudanças que foi feita foi a construção de um balcão de sushi no meio do restaurante onde são preparadas as várias peças deste tipo de cozinha. “Há lugares ao balcão, que agora não podemos ter todos completos, mas de qualquer ponto da sala é visível.”

O sushi, e as sugestões mais japonesas, são uma das partes do menu do Gyoza Bar. Há combinados, se não quiser perder muito tempo a escolher, mas também peças individuais, como niguiris, temakis ou sashimi.

Há muito para comer com os pauzinhos.

Depois há uma área mais chinesa no menu, onde pode optar pelas gyozas com vários recheios; os baos, também com diferentes opções no interior; chow mein de vegetais e não só; os dim sum, cozidos ao vapor e até passados na frigideira; ou o pato à Pequim, com as panquecas finas, os vegetais e o molho que chegam à mesa e é cada cliente que faz a sua porção.

O antigo projeto vegano que ali existiu deixou-lhe algumas ideias já que apresentam também no menu pratos vegan.

Além dos oito lugares ao balcão, o Gyoza Bar no interior tem capacidade para 50 pessoas. Existe uma zona mais de lounge para grupos onde é possível fazer uma refeição. No exterior conta com uma esplanada para 30 pessoas.

Neste momento estão a fechar às segundas-feiras. Em breve vão passar a fazer delivery com algumas plataformas que estão disponíveis na cidade.

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo Gyoza Bar.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Prata, 242, Lisboa
    1100-422 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 12:00
  • Às: 15:00
  • Das: 19:00
  • Às: 23:00
  • Fecha à segunda
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Asiática

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT