restaurantes

Há mais um português na lista dos 100 melhores chefs do mundo

Depois de Ricardo Costa e Sá Pessoa, Rui Paula entra para o grupo dos The Best Chef. Os prémios são entregues em setembro.
É o terceiro chef português na lista.

Rui Paula é o terceiro chef português na lista de nomeados dos The Best Chef. Depois de Ricardo Costa e Henrique Sá Pessoa, também o responsável pela cozinha da Casa de Chá da Boa Nova está entre os 100 melhores cozinheiros do mundo. Os prémios serão entregues em setembro, numa cerimónia que está marcada para Amesterdão, nos Países Baixos.

Nesta edição de 2021, a organização está a dar a conhecer os candidatos de uma forma diferente. Desde 25 de fevereiro que todos os dias tem sido lançado nas redes sociais um dos nomes deste top 100. Rui Paula foi o nome anunciado este domingo, 9 de maio, no Instagram.

“Natural do Porto, Rui Paula sugere uma viagem por sabores criados a partir da cozinha portuguesa clássica, bem como pela gastronomia portuense, como é o caso do bacalhau, do cabrito, do polvo, da vitela e dos enchidos, isto para não falar da grande diversidade de peixes e mariscos da costa”, lê-se no texto partilhado pelo The Best Chef. 

Nesta lista de 100 nomes do The Best Chef vão estar chefs de 35 países. Na edição de 2020, José Avillez, do Belcanto, apareceu em 70.º lugar. Por enquanto, o chef não foi referenciado. Já Hans Nuener, do algarvio Ocean, ficou uma posição acima do português, em 69.º. Ambos os restaurantes têm duas estrelas Michelin.

Houve também espaço para Martin Berasategui, chef do Fifty Seconds, em Lisboa, que ficou em 37.º; e Eneko Atxa, chef do Eneko Lisboa, que alcançou a 17.ª posição, e que entrou também na última edição do Guia Michelin.

É na página de Instagram do The Best Chef que pode acompanhar o anúncio dos candidatos. É muito provável que estes últimos nomes referidos, como José Avillez, voltem a estar nesta seleção. Na última edição, René Redzepi foi eleito o melhor chef do mundo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT