Nos últimos anos, a cultura coreana começou a ganhar cada vez mais popularidade em Portugal. Esta apetência tem sido impulsionada por fenómenos como a música dos grupos BTS e Blackpink, as séries (k-dramas) e pratos como o barbecue coreano. Esta especialidade é apreciada em todo o lado, incluindo por outros asiáticos — e inspirou Jiaming Zhou, dono de outros restaurantes, a abrir o Han Tong BBQ nas Laranjeiras.
A ideia partiu do filho de Zhou, nascido no nosso País, que se deparou com inúmeros vídeos nas redes sociais mostrando a popularidade dos churrascos coreanos. A família decidiu então embarcar numa viagem à Coreia do Sul, para aprender os segredos da gastronomia local.
Três meses depois, em agosto, o Han Tong BBQ abriu portas, trazendo para Portugal algumas das especialidades mais emblemáticas da Coreia. Entre as opções, destaca-se o bibimbap (6€), um prato tradicional feito com arroz, legumes como cenoura, milho, cogumelos e pepinos. “No final leva um molho picante e mistura-se tudo”, instrui Kangwei Zhang, sobrinho de Zhou e gerente do espaço.
Para os amantes de carne, o Han Tong oferece uma vasta seleção de cortes de vaca, frango, porco e borrego, que podem ser grelhados pelos clientes à mesa, em placas de ferro, à semelhança dos tradicionais churrascos coreanos. Entre os ingredientes disponíveis há também vegetais como alho-porro, flor de lótus, beringela, tofu, camarão e lulas.
Para quem prefere experimentar um pouco de tudo, há combinados que custam entre 29,90€ e 35,90€, com diferentes tipos de carne. Os vegetarianos podem optar pelo tofu na chapa (7€), milho com queijo (7,50€) ou pela salada Han Tong (6,90€).
A acompanhar a refeição, as sugestões recaem sobre as bebidas mais populares na Coreia do Sul, como os milkis (4€), o makgeolli (9,95€), um vinho de arroz, ou o soju (7,95€), uma bebida tradicional coreana destilada a partir de fruta. Para finalizar, pode escolher entre os vários sabores de mochis (5€).
O conceito de grelhar carne à mesa pode ser assustador para quem odeia ficar a cheirar a comida. O espaço, com capacidade para 100 clientes, tem vários exaustores para evitar o fumo, garantindo um ambiente agradável a todos. A decoração faz lembrar um pequeno refúgio de animes.