O projeto da Healthy Qb arrancou no verão de 2021 com uma food truck em Telheiras, Lisboa. Meses depois o conceito evoluiu e desde o início de março que tem direito a um espaço lounge. Fica no mesmo bairro, conta com vários lugares no interior e um menu cheio de sugestões saudáveis, mas não só — como se percebe pelo acrónimo q.b. (quanto baste) que faz parte do nome do conceito.
“A lógica foi vendermos opções saudáveis, mas sem sermos restritivos nesse campo. Para que quem desejasse comer de forma deliciosa, nutritiva e com um baixo índice calórico tivesse essa opção, mas para quem gostasse das mesmas coisas mas desejasse adicionar um bocadinho de twist também tivesse essa possibilidade”, explica à NiT Filipa Alves, 30 anos.
É a responsável pelo Healthy Qb juntamente com o namorado, David Mourão, também com 30 anos. Esta é a primeira aventura de ambos na área da restauração. A ideia de desenvolverem um negócio com uma estrutura empresarial saudável surgiu durante um jantar.
“Estava saturada de trabalhar em empresas que não respeitam os colaboradores nem tão pouco dão margem para que outras ideias sejam implementadas. Sempre gostei de ter uma voz ativa e ambicionava trabalhar num sítio onde as regras e as condutas laborais fossem criadas por mim.”
O namorado partilhava essa ideia. “Somos muito alinhados no que diz respeito a valores morais e familiares. Gostávamos de ter a possibilidade de estarmos juntos em todas as vertentes da vida. A única forma de fazer isso acontecer, tendo em conta que temos formações base diferentes, era se criássemos o nosso local de trabalho ideal.”
E assim começaram a idealizar o conceito que meses mais tarde viria a nascer enquanto food truck. Filipa tem uma licenciatura em Prótese Dentária, pós-graduação em Comunicação e Psicologia Positiva e era diretora técnica de uma unidade de saúde. Já o namorado estudou Relações Internacionais e detém a Speak and Lead, uma empresa de formação especializada em comunicação.
“Fomos debatendo várias ideias em tom de brincadeira até que nos apercebemos de que estávamos dispostos a arriscar. Acreditávamos muito que seríamos capazes e reconhecíamos um no outro capacidades diferentes que se complementavam e alinhadas em tudo o que achamos necessário para avançar.”
David tratou de toda a questão financeira, de marketing e estratégica. Já Filipa virou-se essencialmente para a parte logística, da organização à decoração. Depois da carinha com comida de rua, conseguiram um espaço para abrir o Healthy Qb com um um ambiente lounge.
“Não queríamos ser mais um café, nem queríamos ser reconhecidos como um restaurante. Aquilo que nos motivou foi criar algo onde as pessoas pudessem sentir-se em casa, sentir-se aconchegadas e, de certa forma, onde existissem vários ambientes que proporcionassem sempre experiências diferentes.”
O espaço tem capacidade para 45 pessoas no interior. Na esplanada existe lugar para mais 30 clientes. O objetivo é alargar esse número nos próximos meses. Existem sofás de veludo, paredes com flores secas, madeiras e pedras.
“O açaí, o gelado de iogurte e os sumos naturais continuam a ser os bestsellers, mas desde que abrimos o espaço lounge as saladas à escolha têm sido bastante solicitadas, bem como a tosta Tugolândia e os wraps.”
O açaí e o gelado podem ser pedidos em taças de tamanho S (350 ml), M (500 ml) e XXL (900 ml) — desde 6,90€. É possível acrescentar vários toppings, como miolo de amêndoa, Oreo, miolo de caju, granola, frutas, leite condensado, manteiga de amendoim ou chocolate branco.
A tosta Tugolândia (5,90€), uma das mais procuradas, é servida em pão alentejano e junta presunto, queijo brie, molho de mostarda e mel. A Mozz.Art é outra das propostas. Tem uma base de pesto, doce de tomate, presunto e mozzarella (5,90€).
No menu existe ainda uma área de saladas, poke bowls e wraps que os clientes compõem da forma que mais gostarem. Nas proteínas é possível escolher entre atum, salmão, camarão e frango. Depois junta presunto, nozes, azeitonas, ovo, milho queijo feta, frutas e um molho, como o de iogurte, vinagrete ou a maionese de alho.
Com a abertura deste espaço físico um dos próximos objetivos passa por expandir o conceito para outras localizações numa lógica de grab & go, Neste momento é possível alugar a food truck para eventos privados, como festas de aniversário.
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