Tinha tudo para ser um jantar normal, mas a noite de sexta-feira, 22 de setembro, não terminou da melhor maneira para os clientes que estavam no restaurante Guilty by Olivier da Avenida, em Lisboa. Um incêndio deflagrou no interior do estabelecimento do conhecido empresário Olivier da Costa, quando vários clientes ainda estavam a terminar a refeição.
O fogo foi combatido por 26 operacionais, apoiados por nove viaturas de bombeiros. Todas as pessoas foram retiradas do estabelecimento em segurança e não há registos de feridos, segundo fonte da Proteção Civil, embora o incêndio tenha destruído parte do restaurante.
Apesar do pânico que se instalou, muitas pessoas acabaram por filmar o incidente e contar nas redes sociais o que realmente aconteceu. “Houve um incêndio no Guilty by Olivier e ficámos presas na casa de banho. Foi um desespero”, partilhou uma das clientes no TikTok.
Mais tarde, publicou a mesma fonte publicou outro vídeo a explicar como tudo começou. A jovem tinha decidido ir ao restaurante pela primeira vez com a prima, depois de sair do trabalho. “Era um lugar muito grande, num ambiente fechado. Todas as pessoas estavam a pedir champanhe, que vinha com umas velas foguetes”, contam.
@cudaspiro Respondendo a @mah só Deus sabe como nós cinco saimos vivas de lá, foi muito louco e vi a morte passando nas minhas mãos, nunca mais saio p lugar fechado #guiltybyolivier #lisboa #incendio #boatekiss #relatosdesobrevivencia
A meio do jantar, subiram as duas até à casa de banho, que ficava no segundo andar. No espaço de dez segundos, o Guilty by Olivier encheu-se de fumo e fogo. “Quando descemos já só víamos fogo. Foi uma das velas foguetes que pegou fogo na decoração com plantas artificiais e o bar ficou cheio de fumo. Tenho 1,79 e o fumo já estava a chegar-me à cabeça”, recorda.
Sem saberem o que fazer, voltaram a subir as escadas, com outras mulheres que estavam com elas, e começaram a gritar por socorro. Lá em cima, também “estava tudo cheio de fumo e não dava para ver nada, nem para respirar”. “Não havia nenhuma saída de emergência nem nenhum extintor à vista”, contam. Por sorte, um dos trabalhadores do restaurante estava no rooftop do prédio — sem saber que estava a acontecer um incêndio — e abriu-lhes a porta para conseguirem subir também, onde ficaram até chegarem os bombeiros. Quanto aos restantes clientes, a maioria teve mesmo de descer pelas janelas.
O incidente também já chegou ao X (antigo Twitter). “Com que então o Guilty by Olivier teve um incêndio ontem e eles não só não tinham extintor, como nenhuma saída de emergência. Parece que a ASAE não tem o costume de inspecionar esses restaurantes xpto”, lê-se numa publicação da rede social.
O restaurante ainda não comentou a situação, mas já partilhou no Instagram que o estabelecimento vai encerrar temporariamente “por questões técnicas”.
Com que então o Guilty by Olivier teve um incêndio ontem e eles não só não tinham extintor, como nenhuma saída de emergência. Parece que a ASAE não tem o costume de inspecionar esses restaurantes xpto.
— ruelma (@ruuelmaa) September 23, 2023