restaurantes

IVAucher já devolveu mais de 5,5 milhões de euros — mas há atrasos nos reembolsos

O Ministério das Finanças explicou que os problemas com o programa deverão ficar resolvidos durante esta semana.
Os reembolsos já começaram a ser feitos.

Quase 20 dias depois do início da nova fase do programa IVAucher, já foram feitos mais de 609 mil reembolsos, num total de 5,55 milhões de euros devolvidos ao contribuintes. O número de pessoas que aderiu tem vindo a aumentar nas últimas semanas, mas o governo admite também que existem atrasos das devoluções. Porém, tudo deverá ser solucionado durante esta semana.

Em comunicado, aqui citado pelo “Observador”, o Ministério das Finanças revelou esta segunda-feira, 18 de outubro, que a operação relativa ao reembolso está a ter alguns atrasos e não está a ser cumprida no prazo máximo de dois dias, como fora estipulado de início.

O Ministério garante que durante esta semana esse problema será tratado. “Desde a fase de arranque de utilização do IVAucher, no dia 1 [de outubro], foram já efetuadas 609.560 operações de reembolso processadas pelas entidades emitentes de cartões bancários que integram o programa, tendo sido já devolvidos mais de 5.550.000 euros aos consumidores, o que corresponde a mais de 11 milhões de euros de consumos nos setores da restauração, alojamento e cultura”.

O governo acrescenta: “As operações de reembolso entraram na fase de plena operacionalização, sendo previsível que nesta semana o prazo de dois dias úteis seja cumprido por todas as entidades financeiras”.

A adesão ao programa IVAucher pode ser feita online. Os contribuintes já não precisam de associar qualquer cartão bancário, uma vez que a associação é feita automaticamente ao cartão que está a ser utilizado.

Na altura do pagamento, terá de liquidar a conta total, mas nos dois seguintes, no máximo (pelo menos esta é a previsão), irá receber nesse cartão o valor do desconto. Nunca poderá descontar mais do que 50 por cento do valor total da compra que está a fazer num dos setores que estão abrangidos: restauração, alojamento e cultura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT