Apesar do nome sugestivo, artesanato, tasquinhas com especialidades regionais ou vinhos e música popular é tudo o que encontra na Feira da Foda, que está prestes a a regressar à aldeia de Pias, no concelho de Monção. Este ano, o evento acontece de 17 a 29 de março. O programa da iniciativa ainda não foi divulgado.
Comecemos por explicar a razão do nome. Está tudo relacionado com o prato típico O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a lenda que a denominação peculiar teve origem nas feiras para comprar animais que se realizavam naquela zona do País. Os vendedores menos honestos costumavam dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam: “Que grande foda.” E foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção.
Inspirado no prato veio a festa. Até 2017, só naquela região é que os moradores se referiam à Feira da Rês como a Feira da Foda. Isso mudou quando a organização decidiu assumir de vez o nome — o que também pode atrair mais visitantes.