Restaurantes

Já pode provar os pratos de Henrique Sá Pessoa a bordo dos aviões da TAP

Em março e abril, se fizer um voo de longo curso em classe executiva, poderá experimentar a caldeirada do chef lisboeta.
Tem duas estrelas Michelin.

Nos próximos dois anos, os voos de longo curso em classe executiva da TAP, têm um novo atrativo. Graças ao projeto Local Stars, os passageiros vão poder provar menus especiais idealizados por reputados chefs portugueses. Até abril, a proposta, que inclui entrada, prato principal e sobremesa, é da responsabilidade de Henrique Sá Pessoa que, no início de março, abriu o Terroir Brasserie, o segundo restaurante do Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia.

O profissional lisboeta optou pela garoupa para estrela do seu menu. “O prato que escolhi fazer para a classe executiva foi a caldeirada, um clássico da gastronomia portuguesa. Começamos pela cebola, alho e gengibre. Como uma das coisas importantes da minha cozinha é tentar aproveitar ao máximo todo o produto, usamos as cascas, as cabeças do camarão e as aparas do peixe para fazer um caldo que vai servir de base para a caldeirada”, começa por explicar.

Depois, junta ingredientes como “um bom” azeite, pimento vermelho e amarelho, paprika fumada, vinho branco, polpa de tomate e batata doce, antes de acrescentar o caldo de peixe e camarão. O preparado fica então a cozer, lentamente, por 10 a 15 minutos, antes de colocar a garoupa e o camarão. Polvo e brownie, para entrada e sobremesa, respetivamente, completam o menu criado pelo proprietário do Alma, restaurante com duas estrelas Michelin.

A valorização da portugalidade e do País, bem como das regiões, através da gastronomia e de produtos locais emblemáticos, é o grande objetivo da iniciativa, que resulta de uma parceria entre a companhia aérea nacional e o The Art of Tasting Portugal, que divulga o País enquanto destino gastronómico diferenciador, focando-se na essência de cada região.

A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o menu, respetivo produto em destaque e região vão ser alterados de modo a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes. Assim, em maio e junho, será a vez do açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, produzido, exclusivamente, em São Jorge, no arquipélago dos Açores.

Em julho e agosto, o polvo é o protagonista da proposta de Noélia Jerónimo, que promove o seu Algarve. Júlio Pereira, Diogo Rocha e Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.

A produção dos menus de autor ficará a cargo da CateringPor, que confeciona os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos.

Carregue na galeria para espreitar os pratos de Sá Pessoa que pode provar nos voos de longo curso da TAP (em classe executiva) até ao final de abril.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT