Restaurantes

Já sabemos onde vai ter lugar a primeira grande gala portuguesa do Guia Repsol

A cerimónia terá lugar durante a primavera e irá distinguir mais de 250 espaços.

Ao fim de um hiato de 17 anos, o Guia Repsol regressa a Portugal para premiar os melhores restaurantes do país. A gala, uma das grandes referências da gastronomia espanhola, terá a sua versão nacional apresentada a 7 de abril, no Convento de São Francisco, em Santarém, e irá distinguir mais de 250 restaurantes portugueses. O anúncio foi feito esta terça-feira, 11 de fevereiro, durante um evento no Manjar Marvila, em Lisboa.

A cerimónia segue o modelo do Guia Michelin, mas, em vez de estrelas, atribui sóis. Um sol distingue restaurantes de qualidade, recomendáveis a amigos. Dois destacam espaços que merecem uma nova visita, pelo domínio da técnica e pela utilização dos melhores produtos. Já a distinção máxima, três sóis, é reservada para restaurantes que justificam uma viagem, oferecendo uma experiência única e uma garrafeira de excelência.

Além destas categorias, será também revelado o Sol Sustentável de Portugal, que reconhece restaurantes com práticas ecológicas e utilização de ingredientes locais. A avaliação está a cargo de inspetores especializados, que percorrem o país há vários meses para selecionar os vencedores.

Na apresentação do evento, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou a escolha de Santarém para acolher a cerimónia: “Crescer em valor permite captar e distribuir riqueza, desenvolvendo o território — e Santarém é um exemplo maior, com a gastronomia em destaque. O potencial de crescimento só pode existir com criatividade e trabalho, que são características do Guia Repsol”.

O regresso da iniciativa a Portugal tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à gastronomia nacional, que a diretora do Guia Repsol, Maria Ritter, considera estar a viver um momento “excecional”. Em novembro do ano passado, Ritter afirmou à NiT que “cabe também a guias como o Guia Repsol compensar um bocadinho esta falta de visibilidade de Portugal”.

“Já fizemos este percurso em Espanha e agora queremos levar o Guia mais além. A chegada a Portugal começa no Ribatejo, um território de enorme riqueza gastronómica. Somos uma referência no mundo gastronómico e queremos continuar a contribuir para a valorização do setor, promovendo a inovação e o crescimento da restauração em Portugal”, concluiu Maria Ritter durante o anúncio da localização da gala.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT