A época oficial dos caracóis já arrancou — diz a tradição popular que é nos meses sem “r” que se comem. Entrámos em maio e os cartazes em vários restaurantes do País a anunciar a chegada do petisco multiplicam-se. E não é só nos menus dos vários espaços que ficam disponíveis. Depois de dois anos de pandemia, regressam os festivais dedicados a estes gastrópodes. Um dos mais conhecidos acontece em Loures e já há data para a edição de 2022.
Porém, ainda terá de esperar umas semanas para voltar a petiscar no Festival do Caracol Saloio. O evento começa a 30 de junho e prolonga-se até 17 de julho. São duas semanas com vários projetos de restauração presentes a servirem pratos, pires e travessas de caracóis e caracoletas.
Até esta sexta-feira, 6 de maio, a organização está a receber candidaturas para a zona das tasquinhas. No site da câmara municipal tem acesso a toda a informação se quiser participar ou conhecer alguém que o queira fazer.
O evento deste ano decorre no Parque Verde do LoureShopping, no Infantado, em Loures. O evento é organizado pela câmara municipal e tem o objetivo de apresentar vários pratos feitos à base de caracol — como pataniscas ou rissóis, por exemplo.
Além dos caracóis, haverá outros projetos de street food e o festival junta sempre uma área dedicada ao artesanato.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços em Lisboa onde pode comer caracóis.