Restaurantes

Já sabemos quem são os três jurados da próxima edição de “MasterChef Portugal”

O programa de culinária estreia em breve na RTP1, mas ainda não foi confirmada a data oficial.
Juntos têm três estrelas Michelin.

Como tínhamos noticiado, em julho, a RTP1 está a preparar uma nova temporada de “MasterChef Portugal”. Esta quinta-feira, 1 de setembro, a estação pública divulgou quem são os chefs que vão compor o júri desta edição, ainda sem data de estreia.

Pedro Pena Bastos, à frente do Cura, no Ritz, em Lisboa; Noélia Jerónimo, do Noélia, em Tavira; e Ricardo Costa, que dirige a cozinha do The Yeatman, em Gaia, foram os escolhidos para trazer o seu conhecimento e paixão pela gastronomia à competição, cujo objetivo é dar uma oportunidade a todos aqueles que sonham com um futuro entre tachos e panelas.

Citado em comunicado, Pena Bastos, com uma estrela Michelin, começa por dizer que “cozinhar é sinónimo de independência, versatilidade e expressão”. Acrescenta: “Quero deixar o legado de alguém que lutou para manter a gastronomia portuguesa viva e com futuro. Rigor, disciplina e generosidade, são estes os três pilares que me definem”.

“Na minha vida de cozinheira, comecei por fazer algumas coisas engraçadas e as pessoas acabaram por se apaixonar pela minha simples forma de cozinhar. Nessa altura eu já estava apaixonada pela cozinha e assim continuo, passados estes anos todos”, comentou Noélia Jerónimo, uma das mulheres mais influentes da restauração nacional.

Por seu lado, Ricardo Costa, com duas estrelas Michelin no currículo, refere sempre ter tido uma visão muito clara do que pretendia alcançar com o seu trabalho. Falamos da “valorização da essência da gastronomia portuguesa”.

“Sempre encarei os desafios com rigor e disciplina: é assim a minha forma de trabalhar e de ver a vida. A generosidade, por outro lado, está sempre presente: tanto no trabalho em equipa como na partilha de conhecimento”, completa.

Na última edição, que estreou em novembro de 2021, o júri era composto pelos chefs Vítor Sobral, Marlene Vieira e Óscar Geadas. Não houve nenhum apresentador nessa versão. Ao longo dos anos, também Ljubomir Stanisic, Justa Nobre, José Cordeiro, Rui Paula, Miguel Rocha Vieira, Kiko Martins e Nuno Bergonse desempenharam os papéis de jurados.

A competição de culinária estreou em Portugal em 2011, precisamente na RTP, e foi apresentada por Sílvia Alberto. Depois, o formato passou para a TVI, onde esteve durante vários anos e foi conduzido por Manuel Luís Goucha. A última temporada no canal de Queluz de Baixo foi transmitida em 2019.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT