Restaurantes

Já se sabe quem é o jovem chef europeu do ano

O vencedor do European Young Chef Award foi revelado esta quarta-feira em Braga, onde decorreu a prova.
O vencedor

As jovens promessas da cozinha europeia estiveram reunidas em Braga, desde 22 de novembro, para a edição deste ano do European Young Chef Award (EYCA), organizado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT).

O vencedor do concurso foi revelado numa cerimónia oficial esta quarta-feira, 24 de novembro. O norueguês Espen Laumann, em representação da região de Trondheim-Trondelag, recebeu o grande prémio. 

Numa prova de duas horas e meia onde teriam de apresentar uma reinterpretação de um prato típico que já fora revelado no dia anterior, o jovem chef decidiu preparar um prato de peixe .

“Estou muito agradecido às pessoas que me ajudaram ao longo dos anos”, disse o jovem de 21 anos, que começou entrou numa cozinha pela primeira vez aos 12 anos, para lavar os pratos, e hoje trabalha num dos melhores restaurantes do seu país. Garante que não havia uma grande diferença entre ele e os restantes concorrentes: “Acho que o júri teve uma decisão difícil para tomar hoje”.

Os segundo e terceiro lugares foram atribuídos, respetivamente, a Andreas Dermatis, de South Aegean, na Grécia, e a Frida Jensen, de Aarhus Central, na Dinamarca. A concurso estavam ainda jovens de várias regiões portuguesas, incluíndo Pedro Cruz e Inês Branco, do Minho e de Coimbra.

“Num tipo de concurso como este, o importante é treinar muitas vezes para perceber a evolução, aquilo que têm que se melhorar nos pratos e nota-se, principalmente no jovem que ganhou, que é uma pessoa que já compete com alguma assiduidade e que já vem com uma preparação acima da média”, explica o presidente do júri, António Loureiro.

Quanto às características que um jovem cozinheiro deve ter para vencer na profissão, o conceituado chef português destacou “humildade para aprender, que é muito importante, ter força de vontade, algum talento e ter coragem, não ter medo.”

A edição do próximo ano do EYCA começa a ser preparada em Portugal já nas próximas semanas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT