Antes de abrir dois novos restaurantes em Portugal — um em Lisboa e outro no Oeste —, João Rodrigues, antigo chef do Feitoria, iniciou o projeto itinerante Residência. Ao longo de 12 meses, o profissional vai cozinhar em diferentes espaços espalhados pelo País, de tabernas a fornos comunitários, fortes, faróis e castelos, com ingredientes locais e da época, para dar a conhecer os produtores nacionais e as boas práticas agrícolas e de produção animal.
Depois de uma aventura no concelho de Boticas, em Trás-os-Montes, o cozinheiro rumou ao Minho. Agora, é a vez de viajar até ao Douro, Cidade Europeia do Vinho 2023, distinção anunciada em 2022 em Bruxelas.
À medida que os meses e as estações avançam, também o projeto continua o seu percurso. A terceira edição tem paragem marcada em Tabuaço. E é mesmo aqui onde chegam as boas notícias.
“Inicialmente, a terceira Residência contemplava dois almoços, um de menu de seis pratos desenvolvido por João Rodrigues (dia 25), e o já habitual almoço com um prato tradicional e um chef convidado (dia 26). Porém, a adesão a este projeto tem sido tal, que as duas datas esgotaram em poucas horas, justificando a adição de um terceiro momento”, partilharam os responsáveis.
É verdade. Por isso mesmo, será feito um jantar, na sexta-feira (24), com o mesmo menu criado por João para o dia seguinte. Ao longo dos três dias, serão usados produtos da região, e, como já é costume, apresentar-se-ão versões de pratos típicos da zona. “Como esta Residência acontece no Douro, é inevitável não ligar a região, o rio e a sua história, à icónica cidade do Porto. Assim, a priori o menu incluirá enchidos, pescada, bacalhau, vitela e referências incontornáveis como molho de francesinha e Glorinhas”, acrescentam.
Vasco Coelho Santos, do restaurante Euskalduna Studio, no Porto, com uma estrela Michelin será o chef convidado responsável por ajudar Rodrigues a preparar a refeição especial de domingo: as Tripas à Moda do Porto, um prato tradicional da Invicta. Esta custará 80€, com bebidas incluídas. Já as dos dias anteriores podem ser reservadas por 110€ (valores que incluem também a harmonização vínica). Os bilhetes já estão disponíveis online.
E porque o Residência promete “ser muito mais do que jantares e almoços”, os convidados poderão fazer um passeio pelo Percurso de Biodiversidade da Quinta do Seixo, inaugurado no verão de 2022. Ao longo de um quilómetro pela quinta, passarão pela adega, loja e sala de provas. “Este percurso pretende divulgar a biodiversidade da paisagem duriense, e a diversidade da flora tão essencial à vinha, a principal atividade da região”, explicam.
Além deste passeio, há também visita ao mítico Talho Qualifer do Pinhão, à Estação do Pinhão, aos azeites da Quinta de Ceis, e provas de vinho organizadas em cada um dos dias para os participantes de cada almoço.