Restaurantes

João Rodrigues e António Loureiro preparam almoço dedicado à lampreia em Melgaço

Na segunda paragem do projeto Residência, em Melgaço, haverá também outra refeição com vaca cachena, cabrito, bacalhau e ovos.
Fotografia: Joana Freitas.

Antes de abrir dois novos restaurantes em Portugal — um em Lisboa e outro no Oeste —, João Rodrigues, antigo chef do Feitoria, iniciou o projeto itinerante Residência. Ao longo de 12 meses, o profissional vai cozinhar em diferentes espaços espalhados pelo País, de tabernas a fornos comunitários, fortes, faróis e castelos, com ingredientes locais e da época, para dar a conhecer os produtores nacionais e as boas práticas agrícolas e de produção animal.

Depois de uma aventura no concelho de Boticas, em Trás-os-Montes, o cozinheiro ruma ao Minho. A segunda paragem inclui um jantar nas Termas de Melgaço onde a lampreia será protagonista. António Loureiro, do restaurante A Cozinha, em Guimarães, com uma estrela Michelin, vai ajudar Rodrigues a preparar esta refeição especial, que será servida a 18 de fevereiro, lê-se em comunicado.

Neste dia, os participantes vão ter ainda a oportunidade de visitar, logo pela manhã, as pesqueiras de lampreia no rio Minho, “uma tradição ancestral que data do século VIII”, “cujo processo poucos dominam e a maioria desconhece”. Do programa faz também parte a Queima do Entrudo, uma tradição da vila que conta com desfile, a partir das 16h30, no Largo Hermenegildo Solheiro.

No domingo, 19, João irá apresentar um menu de seis pratos na Branda da Aveleira, à entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês. Este núcleo habitacional temporário onde os pastores passavam os períodos mais quentes do ano com os seus rebanhos foi recuperado e funciona atualmente como turismo de aldeia. No decorrer do almoço, os participantes vão poder provar uma proposta à base de vaca cachena, cabrito, bacalhau, ovos e mel de abelhas mansas. No forno comunitário, será cozida broa de milho e servido caldo de saramagos, uma planta silvestre. Antes do repasto serão realizadas visitas a alguns produtores locais.

O jantar custa 70€ e o almoço 80€ por pessoa, valores que incluem harmonização vínica. Os bilhetes já estão disponíveis online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT