Restaurantes

João Rodrigues regressa à estrada para nova temporada do projeto Residência

A nova temporada do projeto arranca em abril e leva o chef a sete regiões do país nos próximos dois anos.
O chef João Rodrigues.

O chef português volta a percorrer o país para mais uma viagem gastronómica que começa a 5 e 6 de abril, no Alentejo. Esta segunda temporada do Residência, projeto iniciado em 2023 vai passar pelos diferentes distritos de Portugal e colocar o chef a cozinhar lado a lado com colegas internacionais. Até 2026, João Rodrigues passará por sete regiões do país.

Na primeira edição, o chef preparava os seus menus em locais inusitados. Desta vez, a abordagem será diferente: Rodrigues irá ocupar restaurantes locais e apresentar menus de autoria, desenvolvidos especificamente para cada paragem.

A iniciativa tem como principal objetivo dar visibilidade a produtores locais e às tradições gastronómicas de cada região. A primeira paragem será no Sublime Comporta, onde João Rodrigues abriu o Canalha (em parceria com o grupo de restauração Paradigma). O evento contará com a participação da chef brasileira Manu Buffara e do chef turco Maksut Askar. O jantar terá um custo de 150€.

No dia seguinte, a 6 de abril, o chef segue para Alter do Chão, onde será recebido por Filipe Ramalho, do restaurante Páteo Real. Nesta segunda etapa da Residência 2, João Rodrigues vai apresentar um menu inspirado na gastronomia tradicional alentejana, com um preço de 70€.

Tal como na primeira edição, a viagem pelo país inclui visitas a produtores locais. No Alentejo, o chef irá conhecer projetos como a Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, A Cerquinha, em Grândola, e o Avô Quim, em Melides.

A segunda paragem será em Lisboa, nos dias 14 e 15 de junho. Até 2026, a iniciativa passará ainda pelo Porto e Norte do país, Centro de Portugal, Algarve, Açores e Madeira.

Segundo o “Público”, alguns dos chefs internacionais que vão marcar presença nas diferentes regiões incluem Mitsuharu Tsumura, do Maido (Lima), Ricard Camarena, do restaurante homónimo (Valência), Marsia Taha Mohamed, do Arami (La Paz), Nicanor Vieyra, do Olluco (Moscovo), Mihai Toader, do Soro Lume (Bucareste) e Nieves Barragan, do Sabor (Londres).

Pode acompanhar o projeto do chef João Rodrigues através do seu Instagram

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT