Restaurantes

João Sá junta distinção como Chef do Futuro à estrela Michelin

O proprietário do Sála, em Lisboa, foi premiado pela Academia Internacional de Gastronomia fundada em 1996.
Ganhou uma estrela aos 37 anos.

Três meses após receber a primeira estrela Michelin, na primeira gala portuguesa, em fevereiro, João Sá continua a somar pontos. O chef de 37 anos foi agora distinguido como “Chef do Futuro” pela Academia Internacional de Gastronomia.

A distinção chegou esta terça-feira, 21 de maio, pela academia francesa fundada em 1996 e premeia anualmente personalidades ou instituições internacionais do setor gastronómico. No ano passado coube a Luís Gaspar dos restaurantes Brilhante, Pica Pau e Sala de Corte a homenagem.

Portugal recebeu mais prémios nesta noite. José Bento dos Santos, considerado o maior gastrónomo português, foi honrado com o “Grande Prémio da Cultura Gastronómica” criado em 1990. Atualmente é o presidente honorário da Academia Portuguesa de Gastronomia, mas também já esteve ao comando da instituição francesa.

Outros portugueses foram igualmente premiados. Entre eles Gonçalo Patraquim com o prémio Sommelier; David Cunha com a menção de Chef de Pastelaria; Maria Lectícia Cavalcanti com o de Literatura Gastronómica pelo livro “A Mesa de Deus”  À rádio TSF foi entregue o Multimédia pelo programa “Boa Vida”.

A menção do proprietário do Sála aconteceu meses após ter sido reconhecido na noite mais importante para a cozinha nacional. Na altura, João Sá contou à NiT que a distinção resultou de um trabalho onde não existem “obsessões” nem “stress”.

João Sá passa a fazer parte da lista pelas confeções tradicionais conjugadas com influências internacionais. “Sou um filho de angolanos nascido em Portugal. Lisboa é uma mistura cultural, uma mistura que tem mil anos de história. A minha cozinha também é resultado disso”, sublinhou no início do ano. 

O espaço na capital, inaugurado em outubro de 2018, é descrito como a sala de jantar do responsável e tem como aposta principal os vegetais que ocupam grande parte da ementa. A 7 de junho, vai poder provar algumas das iguarias do chef, na Casa do Gadanha, no Alentejo, num jantar especial.

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT