Restaurantes

José Avillez: a estrela Michelin do Encanto “vem fortalecer a cozinha de base vegetal”

O restaurante lisboeta, que tem José Diogo como chef residente, é um dos únicos três vegetarianos com uma distinção na Europa.
Fotografia: Gupo José Avillez.

Naquela que é uma das noites mais importantes para a gastronomia nacional, falamos da gala ibérica do Guia Michelin, claro, o Encanto, projeto do chef José Avillez que foi inaugurado a 16 de março, tornou-se no primeiro restaurante vegetariano em território nacional a conseguir uma estrela.

“Foi incrível e uma enorme felicidade para toda a equipa. Menos de nove meses depois de abrir recebermos o maior dos reconhecimentos. Acredito sempre que pode ser possível, mas há que trabalhar muito”, começa por dizer Avillez, em declarações à NiT, a propósito da distinção alcançada.

É o primeiro da Península Ibérica e um dos únicos três vegetarianos com uma estrela na Europa. É algo muito especial”, acrescenta o profissional de 43 anos que, em junho, viu a sua Tasca, no Dubai, conquistar também a sua primeira estrela. O título “vem fortalecer a cozinha de base vegetal e vai fazer com que mais gente tenha curiosidade em experimentar, abrindo novos caminhos”, conclui Avillez.

Legumes, folhas, sementes, algas, cogumelos, flores, frutos, ovos e queijos são alguns dos ingredientes que compõem o menu de degustação servido no espaço que aposta no jogo de cores, texturas, temperaturas e sabores contrastantes para construir uma experiência única e inesquecível que se divide em 12 momentos. Custa 95€ por pessoa.

Vinhos bio-dinâmicos, cervejas artesanais, sumos naturais, infusões e kombuchas caseiras, que podem ser escolhidos à carta ou em menu, são algumas das sugestões para acompanhar os pratos.

Trabalhar com produtores locais e ingredientes sazonais é, desde o princípio, o grande objetivo do Encanto, pelo que as propostas apresentadas podem alterar a cada visita. Até porque dependem, como se percebe, da disponibilidade dos produtos.

O restaurante, com capacidade para 50 pessoas, fica no número 10 do Largo de São Carlos (em Lisboa), uma morada que José Avillez conhece bem. Foi a primeira casa do seu restaurante com duas estrelas Michelin, o Belcanto — que se mudou para outro espaço na mesma rua.

A arquitetura de interiores daquele que é o seu mais recente projeto esteve a cargo do Studio Astolfi, que já trabalhou com o grupo noutros conceitos.

Conheça a nova lista de restaurantes com estrela Michelin. Carregue na galeria para descobrir alguns dos pratos servidos no Encanto, bem como o espaço em si.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Largo de São Carlos, 10, Lisboa
    1200 – 410 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 19:00
  • Às: 22:30
  • Fecha segunda e domingo
PREÇO MÉDIO
Mais de 50€
TIPO DE COMIDA
Autor, Vegetariana

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT