Restaurantes

José Avillez fecha três restaurantes em Lisboa

Cantina Zé Avillez, Pitaria e Za'atar encerraram no início do mês de junho.
Dois restaurantes fechados em junho.

Quem passar pelo Campo das Cebolas, em Lisboa, já não vê a fachada da Cantina Zé Avillez num dos cantos da praça que fica na zona ribeirinha da cidade e atrai tantos turistas. Servia receitas tradicionais portuguesas e fechou no início de junho, confirmou à NiT o departamento de comunicação do grupo.

Além da Cantina Zé Avillez, o império gastronómico do chef deixou de contar com o restaurante dedicado à comida libanesa que o português tinha em parceria com Joe Barza. O Za’atar também não funciona desde o início deste mês. Segundo o departamento de comunicação do Grupo Avillez, o fim do espaço libanês foi uma “decisão de gestão” e já há um novo projeto previsto para o mesmo local em 2020.

Em relação à Cantina Zé Avillez, a marca garante à NiT que o espaço “teve o seu sucesso” mas que, pensando a longo prazo, como há muitos projetos no grupo, foi preciso escolher outra direção e encerrar a atividade. Para já, não há mais nenhum empreendimento previsto para ali.

Além destas duas confirmações, na tarde desta sexta-feira, 14 de junho, o jornal “Expresso” anunciou que a Pitaria — onde serviam pitas inspiradas nos sabores do Médio Oriente — fechou e também vai dar lugar a um novo conceito com a assinatura Avillez.

Em contrapartida, o Belcanto — a maior aposta do chef, que conta com duas estrelas Michelin — passou por cinco meses de obras, mudou de morada e reabriu no fim do mês de maio com mais 12 lugares do que o anterior.

Em entrevista ao jornal “Observador“, um cozinheiro do Belcanto contou que o “espaço tem mais uns 150 metros quadrados, estamos a falar de mais 12 lugares (no total passa a ter 45), uma sala privada, mesa do chef com capacidade para mais pessoas e ainda uma zona de cozinha bastante espaçosa”.

O que motivou a mudança “foi a necessidade de ter mais espaço e mais dignidade arquitetónica”, revelou José Avillez à publicação. O restaurante passou então do número 10 do Largo de São Carlos para a porta do lado, esta com a morada Rua Serpa Pinto 10A.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT