Restaurantes

Kampo recebe 12 chefs para almoços que mostram o melhor da cozinha madeirense

Júlio Pereira é o anfitrião da iniciativa, que arranca a 28 de janeiro. Tiago Bonito vai apresentar a sua versão do típico bolo de mel.
As reservas já estão disponíveis.

Os próximos 12 meses prometem ser animados no Kampo, o restaurante de Júlio Pereira (44), no Funchal, que tem as carnes como protagonistas. O chef natural da Carvoeira, uma freguesia do município de Mafra, vai receber 12 colegas, entre nomes nacionais e internacionais, para almoços mensais especiais que trabalham a rica e autêntica cozinha madeirense, sempre com base na sazonalidade e tradições locais.

“Com a iniciativa ’12 chefs 12 meses’ pretendo, essencialmente, mostrar aquela que é a paleta de sabores da Madeira aos profissionais convidados. Para isso, levo-os a (re)descobrir, de forma descomprometida, o que temos de melhor, não só a nível gastronómico, mas também cultural. Porque apesar de contarmos com a mesma bandeira e sermos parte do mesmo País, existem muitas diferenças entre o arquipélago e o continente. A ideia é, portanto, apresentar-lhes a região, assim como os seus produtores e produtos endógenos. Pelo meio, vamos participar em algumas atividades culturais. Desta descoberta, resulta sempre um almoço”, começa por contar à NiT o anfitrião.

Em suma, Pereira quer promover uma verdadeira incursão pela alma madeirense, até porque “se é verdade que alguns cozinheiros já cá estiveram por causa de outros eventos gastronómicos, também o é que nem sempre tiveram a oportunidade de explorar para além destes e há muito para experienciar. Estou na Madeira há cerca de 10 anos, mas já a sinto a minha, pelo que tenho vontade de a partilhar com os outros”, acrescenta.

O profissional espera que a experiência possa refletir-se em futuros pratos. “Muitos dos meus menus e dos meus colegas inspiram-se nas viagens que fazemos. Tenho receitas, por exemplo, que partem de sentimentos vividos na Angola e em São Tomé. É possível que esta aventura também se reflita em novas criações.”

A escolha dos chefs para participar na iniciativa tem muito a ver com a amizade. “São pessoas que conheço e com as quais me identifico, tanto no trabalho como na forma de ser e estar, pelo que faz sentido estarem envolvidos”, explica. Tiago Bonito — que recentemente deixou a cozinha do Largo do Paço, em Amarante — é o responsável pelo primeiro almoço. Está agendado para este sábado, 28 de janeiro, às 13 horas, e resulta de visitas ao Mercado dos Lavradores, um dos marcos da capital da Madeira. O evento custa 55€, um valor que inclui bebidas, e obriga a reserva. Para a fazer, basta ligar para o 924 438 080 ou enviar um email para info@nullkampo.pt.

“A refeição divide-se em sete momentos. Num deles, o Tiago vai apresentar a sua interpretação do bolo de mel. É uma receita bastante típica, feita com 29 ingredientes, da pimenta à banha de porco. Estou muito curioso para ver como ele vai trabalhá-lo”, comenta.

Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém, e Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, em Viseu, que conta com uma estrela Michelin, assumem a cozinha do Kampo, respetivamente, a 25 de fevereiro e 25 de março. À NiT, Pereira adianta que Óscar Geadas, Luís Brito e João Rodrigues — em 2024, este último vai abrir um conceito auto-suficiente que será “mais do que um restaurante” — são outros dos convidados. “Também haverá chefs internacionais, mas prefiro não revelar para já, por ainda faltar muito tempo”, concluiu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT