Restaurantes

Logotipo do novo McDonald’s da Rússia é quase igual ao de uma empresa de Barcelos

A Matosmix é uma marca portuguesa dedicada a rações para animais e viu a sua imagem copiada pela nova versão da cadeia.
O logo é muito semelhante.

Um simples retângulo verde com um círculo e dois traços de cor alaranjada. Dias antes da abertura da nova versão do McDonald’s na Rússia foi conhecido o logotipo da marca. A cadeia surgiu com outro nome e novos hambúrgueres inspirados na cadeia norte-americana. Já o logo é super parecido com o símbolo de uma empresa nacional, que tem sede em Barcelos.

A Matosmix é uma marca que se dedica à produção de rações para animais, como aves, cavalos ou coelhos. Nada a ver com hambúrgueres. Porém, neste arranque de junho, viu o seu logotipo copiado pela Saboroso e Pronto, o nome da versão russa da cadeia de fast food.

De facto, existem poucas diferenças entre os dois logotipos. O da marca portuguesa também tem o fundo verde numa das versões, se bem que ligeiramente mais escuro. Os traços são igualmente arredondados nas pontas. Ainda assim, o círculo da Matosmix é um pouco mais pequeno do que o do restaurante.

A empresa nacional já reagiu a esta possível cópia. “Não gostamos de estar associados à Rússia tendo em conta a situação atual”, explicou João Matos, responsável de marketing e comunicação da Matosmix em declarações à CNN Portugal.

Os logotitipos são quase idênticos.

A marca portuguesa tem mais de 20 anos. O logotipo é um pouco mais recente, de 2021, e surgiu uma altura em que foi feito um rebranding. A empresa explicou que a imagem está registada em Portugal e não no estrangeiro.

Este domingo, 12 de junho, abriram na Rússia 15 localizações do Saboroso e Pronto. À exceção das novas cores, do nome e do símbolo reformulado, tudo parece ser igual aos espaços da McDonald’s, até os pontos de venda eletrónicos. A nova marca russa até garante que as receitas dos hambúrgueres são exatamente iguais.

Um dos espaços que acolheram este novo Vkusno & Tochka (nome em russo) é o restaurante da praça Pushkin, precisamente onde, há 32 anos foi inaugurado o primeiro McDonald’s no País. Porém, desta vez, a oferta é bastante mais reduzida e desapareceram alguns produtos icónicos do catálogo, como o Big Mac ou os gelados McFlurry.

A cadeia norte-americana saiu do país devido à guerra com a Ucrânia e vendeu toda a operação a um empresário da Sibéria, Alexander Govor. Os valores do negócio não foram conhecidos. Sabe-se apenas que o empresário se comprometeu a pagar os salários dos mais de 60 mil funcionários da cadeia no país durante os próximos dois anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT