Restaurantes

Loucura. Conhecido chef britânico cobra mais 2,5€ a cada cliente que pede molhos

Acompanhamentos como maionese já são pagos no restaurante fish&chips de Rick Stein, que tem vários programas de televisão.
Uma decisão que está a dar que falar.

Muitos clientes têm criticado duramente esta medida. Mesmo assim, o chef Rick Stein garante que vai continuar a cobrar duas libras (cerca de 2,35€) pelo uso de condimentos. Ou seja, molhos como ketchup, maionese ou mostarda, por exemplo.

O cozinheiro de 76 anos é um dos rostos mais conhecidos da indústria da restauração no Reino Unido, graças aos vários programas televisivos de culinária que protagoniza desde 1999. Stein tem dez restaurantes espalhados pelo país, mas a “taxa dos condimentos” só é cobrada no Rick’s Chippy — um restaurante de fish&chips em Padstow, na Cornualha (um conhecido destino balnear no extremo oeste de Inglaterra).

Quanto à decisão polémica — que já recebeu críticas negativas por parte de vários clientes — uma representante de Rick Stein garante que é por causa “dos custos enormes” da comida, eletricidade e salários dos funcionários. “Os nossos condimentos são caseiros e preparados pela nossa equipa de chefs”, garante.

A lista de condimentos disponibilizados no Rick’s Chippy inclui maionese, aioli, chutney de manga, molho de caril goês e raitha (molho indiano à base iogurte e coentros), entre outros. Habitualmente, são servidos em pequenos ramequins de papel a acompanhar os pedidos.

“A inflação da comida e os custos da eletricidade aumentaram significativamente os custos de produção. Não foi uma decisão fácil, mas, tal como muitos outros estabelecimentos, tivemos de a tomar”, acrescenta.

Além desta taxa extra, os clientes criticam igualmente os preços de alguns dos pratos da carta. O famoso prato de fish&chips do chef, por exemplo, custa 16,95 libras (cerca de 20€). “Fiquei muito desapontado. O peixe estava bom, mas as batatas congeladas desiludiram, e ainda tive de pagar duas libras pelos condimentos”, lê-se num comentário no “TripAdvisor”.

O valor adicional pelos molhos começou a ser cobrado em abril, mas nunca foi devidamente anunciado. Os clientes começaram a perceber que o mesmo havia sido cobrado quando recebiam as faturas no final da refeição. “Infelizmente, penso que não voltarei”, lamenta uma cliente desagradada com a decisão do chef.

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