Esta segunda e terça-feira, 11 e 12 de abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) montou uma ação em várias zonas do País. O objetivo passou por verificar o transporte de mercadorias em circulação. No âmbito desta operação foram apreendidos mais de quatro toneladas de bens alimentares.
Incluem-se neste valor três toneladas de carne — que não cumpriam os requisitos de higiene, em particular, a temperatura adequada ao transporte —, uma tonelada de batata, pão congelado e até 40 litros de espumante. O valor total da apreensão ronda mais de 44.500 euros.
A operação da ASAE contou com a ajuda da GNR e da PSP. Foi realizada em 52 locais do País e juntou 160 inspetores da autoridade. A ação de fiscalização incidiu a sobre a verificação das condições de higiene no transporte, a rotulagem dos alimentos, o controlo da temperatura e a forma como os alimentos estavam acondicionados.
Acabaram por ser fiscalizados mais de 2.300 operadores e foram instaurados 32 processos de contraordenação. A maioria das infrações mais encontradas está relacionada com a falta de registo da temperatura e a indicação de itens obrigatórios nos alimentos.
Esta ação decorreu nas principais vias de acesso às grandes cidades do País, mas também em mercados abastecedores e áreas de fronteira.