Restaurantes

Makris On The Lake: o novo restaurante em Vilamoura sobre um lago de água salgada

Gelado de azeite com bergamota e alfarroba é uma das propostas que pode provar confortavelmente instalado na plataforma flutuante.
É ótimo para se passar um final de tarde de verão.

Nove, dez ou doze pratos fazem parte dos três menus de degustação do Makris On The Lake. É assim o novo restaurante fine dinning do resort de luxo do grupo Domes Resort, em Vilamoura. Reaberto em abril, o hotel de luxo com 192 quartos e suítes tem um acesso exclusivo às areias claras da Praia da Falésia, e promete tornar-se um dos spots de referência na região. Este é o primeiro hotel do grupo fora da Grécia, como já lhe contámos.

A propriedade inclui um lago privado de água salgada e é lá que vai ter uma incrível experiência gastronómica. Entrando no espaço, vai encontrar um interior inspirado na paisagem eco protegida envolvente. Há 12 anos a trabalhar com cozinha requintada e oito anos de experiência em restaurantes com Estrela Michelin, o chef grego Petros Dima é influenciado pela gastronomia portuguesa na cozinha mediterrânea que oferece neste espaço.

Aberto desde julho, os clientes podem contar com uma “experiência gastronómica flutuante”, descreve o chef Petros em entrevista à NiT. Os pratos são criados com ingredientes frescos, locais e orgânicos, sem esquecer os sabores típicos de Portugal, mas com um toque de grego. A oferta gastronómica é harmonizada com os melhores vinhos nacionais. A carta do Makris On The Lake irá sofrer alterações ao longo do ano para melhor se adaptar aos produtos disponíveis nos mercados e agricultura local, consoante a época.

Sentado mesmo por cima do lago pode escolher entre três menus de degustação: Discovery, Voyage e Vegetarian. É o chef quem nos revela o seu favorito: uma salada colorida com 40 ervas e flores diferentes. “Aromático, muito verão, super delicado”, confessa. Servido como um pequeno buquê de flores “ é um presente para os meus clientes, uma receção calorosa como agradecimento pela honra de estarem comigo naquela noite.”

Entre as propostas encontra um gelado de azeite com bergamota e alfarroba, macarron de cogumelos com enguia fumada e trufa ou caranguejo azul com couve-rábano e caviar. O iogurte com semente de abóbora e mel e a caixa de guloseimas são duas das sobremesas disponíveis, bem como a manga com zimbro ou com camomila e líchias.

Num local único e ideal para ser experimentado nas noites quentes de verão, cada menu degustação do Makris on The Lake custa 150€ por pessoa. Para um futuro próximo, Pietro Dima deixa o desejo de “tornar o cardápio maior e com opções A La Carte”. A trabalhar com uma equipa de seis pessoas, acrescenta que “os portugueses têm muita coisa em comum com o povo grego: gostam da comida e do mar”. Consulte o site para mais informações.

Carregue na galeria para conhecer melhor o espaço no incrível lago de água salgada do Domes Lake Algarve.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT