gourmet e vinhos

A massa viral com queijo feta e tomate assado que todo o mundo está a fazer

É mais um dos sucessos do Tik Tok e a prova é que milhões de pessoas já se aventuram a experimentar e criar novas versões.
É preparado em poucos minutos.

Massa cozida com queijo feta e tomate assado. A combinação parece simples, e é na verdade, e está a ser um sucesso em todo o mundo. É o mais recente fenómeno do Tik Tok. Apesar de a receita já tem sido criada em 2019, tornou-se viral na rede social e levou mesmo a versões um pouco por todo o mundo.

Tudo começou na Finlândia há dois anos quando Jenni Häyrinen, autora do blogue “Liemessa”, apresentou este simples prato. O sucesso foi tal no país que este queijo acabou mesmo por esgotar em algumas supermercados. Em setembro de 2020, Jenni voltou a falar sobre o assunto no blogue para dizer que tinham sido mais de 2,5 milhões as pessoas que viram a receita.

Do blogue finlandês à internacionalização foi um pequeno passo dado com a ajuda do Tik Tok. Começaram as partilhas da massa, que mostrava muito fácil de fazer e em poucas semanas a receita estava em todo o mundo.

A partilha começou a ser feita dos vários blogues de comida na rede social e a vitalidade era mais do que garantida. A base já teve direito a versões. Tal como quem conta um conto acrescenta um ponto, aqui juntaram-se ingredientes. Por exemplo, houve quem fizesse o prato também com cogumelos, e até sem se aventura-se num doce, com Nutella, banana e manteiga de amendoim.

Tudo começa com queijo e tomate no forno.

A receita original é super simples. Só tem de ter os ingredientes a postos que em poucos minutos já fica com uma bela refeição para partilhar nas redes sociais, quem sabe. Claro que pode juntar os ingredientes que quiser e fazer com o tipo de massa que mais gostar.

Baked Feta Pasta

Do que precisa

200 gramas de queijo feta

200 gramas de tomate cherry

4 dentes de alho

Azeite q.b

Pimenta q.b

350 gramas de massa à escolha

Como se faz

Num tabuleiro coloque o bloco de queijo feta ao centro e o tomate à volta. Adicione os alhos descascados, o azeite e a pimenta. Sal não será necessário que este já é um queijo salgado. Leve ao forno durante 15 minutos a 200º. 

Enquanto assa o queijo e o tomate, faça a massa mediante as instruções da embalagem. Pode usar espaguete, macarrão, fusilli, o que quiser. Misture a massa com o queijo e está pronto. O objetivo é que tudo se junte, o tomate fique meio desfeito e o queijo por toda a massa. Pode juntar também umas picas de manjericão se gostar. O ideal é servir de imediato.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas virais do Tik Tok nos últimos meses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT