NiTletter
Comida
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Restaurantes

“A melhor tasca de Portugal” vende mais de 600 sandes de rojão por dia

O concurso Tascando atribuiu prémios a vários restaurantes tradicionais de Lisboa e do Porto. A Casa Expresso foi a grande vencedora.

Pelo segundo ano consecutivo, o concurso Tascando foi à procura da melhor tasca de Portugal. Houve várias distinções, mas o prémio principal seguiu para a Casa Expresso, situada no Porto.

Aberta no número 73 da Praça de Carlos Alberto desde 1946, o restaurante tornou-se conhecido graças à sandes de rojão, especialmente nos últimos anos. Diariamente, são vendidos mais de 600 pães aos clientes — cada unidade custa 3,50€.

Para o prato, a pá de porco é deixada em vinha de alhos durante 24 horas e, depois, é cozinhada com cerveja, banha de porco, pimenta, alho, piripiri e cominhos, sendo apurada durante duas horas.

Na segunda edição do Tascando, participaram 80 espaços — metade em Lisboa e outra metade no Porto. Na capital, o primeiro lugar foi para a Tasca do Miguel, seguindo-se A Tigelinha e a Tasca dos Poiais.

No Porto, foi a Casa Expresso que ficou em primeiro lugar, seguida do Bufete Fase e do Restaurante Primor. Entre todas as vencedoras, foi a tasca portuense que venceu o principal prémio, visto que arrecadou mais pontos.

O concurso, que decorreu entre 9 e 25 de maio, teve em conta os petiscos servidos aos jurados e clientes, o atendimento, a higiene e a temperatura das bebidas. A pontuação foi distribuída pelo prato (70 por cento), sendo que as restantes categorias pesam 10 por cento. O júri e o público tiveram, cada um, 50 por cento do peso dos votos.

A votação decorreu de forma física e presencial. A recolha e apuramento dos votos foi realizada por uma empresa de auditoria independente. Feita a contagem, as três tascas com as melhores classificações de Lisboa e as três melhores do Porto foram premiadas com um troféu de reconhecimento.

Áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS