Restaurantes

As mesmas receitas, nenhum Big Mac. O novo McDonalds russo já serve hambúrgueres

Chama-se Saboroso e Pronto e aposta em preços mais baixos para atrair clientes.
Há aqui algo de familiar

“Tragam de volta o meu Big Mac”, gritou um russo durante o evento de apresentação da nova cadeia russa que veio substituir a multinacional norte-americana. Os restaurantes da McDonald’s encerraram com o eclodir da guerra na Ucrânia e os russos não perderam tempo. Os arcos dourados caíram e deram lugar ao Saboroso e Pronto.

Foi esse o nome escolhido pelo empresário Alexander Govor, o novo dono da marca que veio substituir a cadeia McDonald’s, e que pretende abrir mais de 800 restaurantes. “O nome muda, o amor permanece”, pode ler-se nos cartazes dos recém-inaugurados espaços em Moscovo.

À exceção das novas cores, do nome e do símbolo reformulado, tudo parece permanecer na mesma, até os pontos de venda eletrónicos. A empresa garante que a receita dos hambúrgueres é exatamente a mesma.

Um dos espaços que acolhe este novo Vkusno & Tochka é o restaurante da praça Pushkin, precisamente onde, há três décadas, em 1990, foi inaugurado o primeiro McDonald’s no território — uma abertura que simbolizou a abertura do país ao ocidente, depois de décadas de Guerra Fria.

O menu é bastante mais pequeno do que o do McDonald’s e, claro, desapareceram os ícones como o Big Mac ou os gelados McFlurry. Os preços também estão mais baixos: o cheeseburger, por exemplo, custa agora 2,31€, comparado com os 2,64€ que custava anteriormente.

A transição foi feita em tempo recorde. Os espaços da McDonald’s encerraram em março e, dois meses depois, anunciava-se a saída permanente da marca. Um dos sinais desta abertura em contra-relógio é visível nas embalagens, que ainda não têm o novo branding. Os pacotes de molhos ainda têm o símbolo dos arcos dourados, agora cobertos com tinta negra.

As máquinas, os espaços e as receitas são exatamente as mesmas

O espaço moscovita é uma das 15 lojas que abriram este domingo, mas prevê-se que as restantes oito centenas possam estar em funcionamento até ao final do verão.

“O nosso objetivo é que os clientes não notem qualquer diferença na qualidade ou no ambiente”, revelou durante a inauguração o responsável pela marca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT