Restaurantes

Neste restaurante, quem deixa o telefone à entrada tem direito a uma garrafa de vinho

O restaurante de Verona, em Itália, adotou a estratégia para criar um ambiente sem a habitual distração eletrónica.
O restaurante fica na Itália.

Nunca, em momento algum da história da humanidade, se esteve tanto tempo de olhos colados ao ecrã. E o problema não termina no final do horário laboral: os ecrãs perseguem-nos onde quer que estejamos. Uma praga que Angelo Lella, restaurador italiano, quer eliminar.

O proprietário do Al Condominio, restaurante na cidade de Verona, gizou um plano para implementar assim que o negócio abrisse portas a 21 de março. Todos os que aceitarem deixar o seu smartphone à entrada do espaço, têm direito a uma garrafa de vinho gratuita durante a refeição.

“Queríamos abrir um espaço diferente dos outros, por isso escolhemos este formato – as pessoas, enquanto desfrutam de um momento de convívio juntos, podem optar por renunciar à tecnologia. Ela está a tornar-se um problema. Não há necessidade de olhar para o telemóvel a cada cinco segundos, mas para muitas pessoas é como uma droga”, disse em entrevista ao “The Guardian”.

Não há, naturalmente, qualquer obrigatoriedade de abandonar o aparelho. À entrada estão disponíveis caixas próprias para guardar os telemóveis e quem o fizer receberá chave, que depois só tem de mostrar ao empregado, para que este lhe sirva a garrafa de vinho. No fim da refeição, pode deixar um comentário nessa mesma caixa, sendo que se for generoso na sua avaliação pode vir a receber um próximo jantar gratuito.

A resposta tem sido muito positiva, cerca de noventa por cento dos clientes tem aderido. É realmente lindo ver as pessoas a participar e a conversar umas com as outras em vez de olharem para fotos ou responderem a mensagens.”

O restaurante tem outra particularidade: cada prato está associado a uma das muitas figuras que podem ser encontradas na boa tradição de todos os condomínios. Por exemplo, nas entradas, existe o “Quelli del Primo Piano”, “Il Giardiniere”, “La Matta”, e se passarmos pelos primeiros pratos encontramos as sugestões “La Vicina”, “La Vecia”, “Lo Straniero”. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT